Curso de formação de professores -Sustentabilidade socioambiental para além dos modismos

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Autor(es): dc.contributorIFFar-
Autor(es): dc.contributor.authorCamargo, Rosiclei de Siqueira; Auler, Neiva M.; Brancher, Vantoir R.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-03T17:48:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-03T17:48:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-03-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554371-
Resumo: dc.description.abstractDurante o desenvolvimento de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), intitulada “Sustentabilidade e práticas educativas: um olhar para atividade docente na educação básica profissional e tecnológica”, a qual teve como objetivo central “Compreender as práticas educativas e os saberes que têm sustentado os fazeres docentes no que tange a sustentabilidade em um curso Técnico de Sistemas de Energia Renovável de um Instituto Federal” (CAMARGO; AULER; BRANCHER, 2019): Os resultados da referida pesquisa apontaram a necessidade de propor uma formação continuada para os professores, considerando as fragilidades apontadas pela pesquisa. Entre elas, cabe destacar: a) Fragilidades na discussão sobre desenvolvimento sustentável; b) A polissemia em torno do conceito e das práticas sobre desenvolvimento sustentável; necessitam ser mais bem compreendidas. c) Currículo disciplinar fragmentado e a complexidade envolvida na discussão sobre sustentabilidade; , d) Possibilidades de avanços com o currículo integrado para trabalhar a complexidade do que envolve a sustentabilidade e, e)Silenciamento sobre incompatibilidade do modelo econômico capitalista e uma efetiva sustentabilidade socioambiental. Na análise realizada ficou evidenciado que, dentro da complexidade do ambiente e suas múltiplas relações, os discursos sobre sustentabilidade podem assumir divergentes sentidos e sentimentos no ambiente da escola, os quais se encontram intimamente ligados aos saberes, práticas docentes e as formas como são pensados os currículos do Ensino Médio Integrado, os quais espelham os valores e a cultura da atualidade. Esses apontamentos direcionaram a elaboração de uma proposta de formação docente "Sustentabilidade socioambiental para além dos modismos". A mesma encontra-se disponível no Educapes. Tendo em vista a relevância da pesquisa, a proposta de formação concretizou-se na oferta do curso disponibilizando o mesmo na plataforma [1]Moodle do IFFar Campus Jaguari em : <https://moodle.ja.iffarroupilha.edu.br/moodle/login/index.php>.-
Tamanho: dc.format.extent4,59 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Título: dc.titleCurso de formação de professores -Sustentabilidade socioambiental para além dos modismos-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado -PROFEPT-
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