Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFFar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Camargo, Rosiclei de Siqueira; Auler, Neiva M.; Brancher, Vantoir R. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-03T17:48:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-03T17:48:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554371 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante o desenvolvimento de uma pesquisa vinculada ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), intitulada “Sustentabilidade e práticas educativas: um olhar para atividade docente na educação básica profissional e tecnológica”, a qual teve como objetivo central “Compreender as práticas educativas e os saberes que têm sustentado os fazeres docentes no que tange a sustentabilidade em um curso Técnico de Sistemas de Energia Renovável de um Instituto Federal” (CAMARGO; AULER; BRANCHER, 2019): Os resultados da referida pesquisa apontaram a necessidade de propor uma formação continuada para os professores, considerando as fragilidades apontadas pela pesquisa. Entre elas, cabe destacar: a) Fragilidades na discussão sobre desenvolvimento sustentável; b) A polissemia em torno do conceito e das práticas sobre desenvolvimento sustentável; necessitam ser mais bem compreendidas. c) Currículo disciplinar fragmentado e a complexidade envolvida na discussão sobre sustentabilidade; , d) Possibilidades de avanços com o currículo integrado para trabalhar a complexidade do que envolve a sustentabilidade e, e)Silenciamento sobre incompatibilidade do modelo econômico capitalista e uma efetiva sustentabilidade socioambiental. Na análise realizada ficou evidenciado que, dentro da complexidade do ambiente e suas múltiplas relações, os discursos sobre sustentabilidade podem assumir divergentes sentidos e sentimentos no ambiente da escola, os quais se encontram intimamente ligados aos saberes, práticas docentes e as formas como são pensados os currículos do Ensino Médio Integrado, os quais espelham os valores e a cultura da atualidade. Esses apontamentos direcionaram a elaboração de uma proposta de formação docente "Sustentabilidade socioambiental para além dos modismos". A mesma encontra-se disponível no Educapes. Tendo em vista a relevância da pesquisa, a proposta de formação concretizou-se na oferta do curso disponibilizando o mesmo na plataforma [1]Moodle do IFFar Campus Jaguari em : <https://moodle.ja.iffarroupilha.edu.br/moodle/login/index.php>. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,59 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | - |
Título: dc.title | Curso de formação de professores -Sustentabilidade socioambiental para além dos modismos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado -PROFEPT | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.pdf | 4,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554371/2/PRODUTO EDUCACIONAL CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons