Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Henrique Leonardi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Josimar de Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-11-01T01:31:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-11-01T01:31:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Versão Final PROFEPT - HENRIQUE LEONARDI DE OLIVEIRA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554346 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta investigação teve a finalidade de analisar e propor aportes que incentivem a participação da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre no Conselho de Campus (CONCAMP) que, além de ser considerado um órgão que colabora com o aperfeiçoamento do processo educativo e zela pela execução das políticas do IFRS, pode contribuir para a formação política de seus integrantes por meio de um processo de educação informal. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, a respeito de seu CONCAMP. Foram envolvidos alguns dos atuais membros deste conselho, sendo três técnicos administrativos, dois professores, dois estudantes e um membro da comunidade externa. Além desses, ex-membros do referido Conselho participaram da investigação na proporção: quatro técnicos administrativos, um professor e um estudante. Por fim, outros sujeitos foram incluídos, sendo três técnicos administrativos, um professor e um estudante que nunca atuaram no CONCAMP, nem mesmo como suplentes. Constituída numa abordagem qualitativa, foi produzida por meio de análise documental em textos da legislação educacional e regulamentos relacionados ao CONCAMP do IFRS - Campus Porto Alegre. Também foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os sujeitos citados anteriormente e aplicados questionários com questões abertas e fechadas gerando apontamentos sobre suas experiências, dificuldades, facilidades, aprendizados, com relação ao envolvimento com o CONCAMP. Com esses procedimentos, além de pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da gestão democrática, foi realizada a análise dos dados obtidos, produzindo este artigo e um produto educacional em formato de material textual, composto de modelo de política institucional e campanha informativa, já que concluiu-se pela necessidade de intervenção no aumento da participação no CONCAMP, principalmente do segmento dos estudantes e que a formatação do Conselho do Campus Porto Alegre poderia sofrer algumas alterações nas suas dinâmicas, composição e funcionamento, mesmo que represente conquista democrática frente a instâncias semelhantes em outros Institutos Federais ou Universidades públicas quanto à gestão democrática. Após validação do produto educacional junto a membros da comunidade do Campus Porto Alegre, foram realizadas melhorias estéticas e conceituais no material textual, tornando-o relevante para estimular a participação da comunidade na principal esfera de gestão democrática dos campi de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, contribuindo assim na formação dos sujeitos nela atuantes. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 34.647 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | - |
Título: dc.title | CONSELHO DE CAMPUS: ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE, FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO INFORMAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Henrique PROFEPT.pdf | Produto educacional | 27,69 MB | /bitstream/capes/554346/2/Produto Henrique PROFEPT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons