CONSELHO DE CAMPUS: ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE, FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO INFORMAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Henrique Leonardi-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Josimar de Aparecido-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-11-01T01:31:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-11-01T01:31:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherVersão Final PROFEPT - HENRIQUE LEONARDI DE OLIVEIRA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554346-
Resumo: dc.description.abstractEsta investigação teve a finalidade de analisar e propor aportes que incentivem a participação da comunidade acadêmica do IFRS - Campus Porto Alegre no Conselho de Campus (CONCAMP) que, além de ser considerado um órgão que colabora com o aperfeiçoamento do processo educativo e zela pela execução das políticas do IFRS, pode contribuir para a formação política de seus integrantes por meio de um processo de educação informal. Foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre, a respeito de seu CONCAMP. Foram envolvidos alguns dos atuais membros deste conselho, sendo três técnicos administrativos, dois professores, dois estudantes e um membro da comunidade externa. Além desses, ex-membros do referido Conselho participaram da investigação na proporção: quatro técnicos administrativos, um professor e um estudante. Por fim, outros sujeitos foram incluídos, sendo três técnicos administrativos, um professor e um estudante que nunca atuaram no CONCAMP, nem mesmo como suplentes. Constituída numa abordagem qualitativa, foi produzida por meio de análise documental em textos da legislação educacional e regulamentos relacionados ao CONCAMP do IFRS - Campus Porto Alegre. Também foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas com os sujeitos citados anteriormente e aplicados questionários com questões abertas e fechadas gerando apontamentos sobre suas experiências, dificuldades, facilidades, aprendizados, com relação ao envolvimento com o CONCAMP. Com esses procedimentos, além de pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da gestão democrática, foi realizada a análise dos dados obtidos, produzindo este artigo e um produto educacional em formato de material textual, composto de modelo de política institucional e campanha informativa, já que concluiu-se pela necessidade de intervenção no aumento da participação no CONCAMP, principalmente do segmento dos estudantes e que a formatação do Conselho do Campus Porto Alegre poderia sofrer algumas alterações nas suas dinâmicas, composição e funcionamento, mesmo que represente conquista democrática frente a instâncias semelhantes em outros Institutos Federais ou Universidades públicas quanto à gestão democrática. Após validação do produto educacional junto a membros da comunidade do Campus Porto Alegre, foram realizadas melhorias estéticas e conceituais no material textual, tornando-o relevante para estimular a participação da comunidade na principal esfera de gestão democrática dos campi de uma instituição federal de educação profissional e tecnológica, contribuindo assim na formação dos sujeitos nela atuantes.-
Tamanho: dc.format.extent34.647 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectConselhos escolares-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Política-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Democrática-
Título: dc.titleCONSELHO DE CAMPUS: ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE, FORMAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO INFORMAL-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada-
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