Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PONCIO, Elis Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SONZA, Andréa Poletto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-27T21:33:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-27T21:33:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sucupira_Elis_Mestrado_Dissert-Finalizada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554165 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo trata-se de pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pertencente à área de Ensino e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Concentrado na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) está ligado à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. O tema desta pesquisa versa sobre a conscientização da prática da acessibilidade atitudinal como forma de eliminação das barreiras atitudinais contra Pessoas com Deficiência nas IEs. Tem como problema, a pergunta central: “Como um Produto Educacional (PE) tecnológico pode contribuir para minimizar barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência existentes nas instituições de Ensino?” E como hipótese: “Um PE digital e acessível (e-book) proposto por uma psicóloga e orientado por uma educadora da EPT, com o intuito de ser utilizado por educadores, como sendo uma ferramenta alternativa de ensino-aprendizagem, educação-conscientização, pode contribuir, de modo interdisciplinar, com as áreas da Educação e do Ensino, no sentido de tornar as instituições educativas espaços atitudinalmente mais acessíveis”. Essa dissertação tem como objetivo geral identificar elementos que comprovam a existência de barreiras atitudinais nas inter-relações sociais, acadêmicas e profissionais, entre pessoas com e sem deficiência, na instituição de Ensino pesquisada, para, por meio do Produto Educacional, contribuir com a superação das dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência. E, como objetivos específicos: conhecer os conceitos e princípios teóricos acerca de barreiras e acessibilidade atitudinal e inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; investigar, no contexto educativo do IFRS, suas perspectivas diante da Educação Inclusiva; elaborar um PE que permita a conscientização sobre as barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino; aplicar o PE a um grupo de profissionais da Educação e estudantes, de diferentes espaços educativos, com vistas a avaliá-lo. O público-alvo foi composto por alunos e servidores (docentes e técnicos), sendo pessoas com e sem deficiência, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, dos campi Bento Gonçalves e Osório. A metodologia está baseada na abordagem qualitativa, com estudo de caso e pesquisa documental. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o Grupo Focal. Para o tratamento e análise dos dados utilizou-se da técnica de “Análise de Conteúdo”. Quanto aos resultados foram identificados, para além do preconceito, outros dois elementos que podem levar ao desenvolvimento de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência, são eles: o desconhecimento e a negligência. Nesse sentido, o Produto Educacional criado, caracterizou-se como um e-book de conscientização, que possibilita ampliar em espaços educativos, as discussões acerca de ações afirmativas referentes ao tema proposto. A base teórica sustenta-se em dois principais autores: Lev Semyonovich Vygotsky, teórico da Educação Socio-histórica e David Rodrigues, especialista em Educação Inclusiva. Também foram trazidas algumas contribuições de Romeu Sassaki, consultor em inclusão. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 745 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade Atitudinal. Barreiras Atitudinais. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino e Pessoas com Deficiência. Psicologia e Educação Inclusiva | pt_BR |
Título: dc.title | ACESSIBILIDADE ATITUDINAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO IFRS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Sucupira_Elis_Mestrado_Dissert-Finalizada.pdf | 745,79 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554165/2/Sucupira_Elis_Mestrado_Dissert-Finalizada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons