O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Cinthia Cunha Maradei-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Acylena Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorALVES, Fábio José da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-25T18:21:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-25T18:21:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-29-
identificador: dc.identifier.otherO uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554108-
Resumo: dc.description.abstractO uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2 é, na verdade uma coletânea de artigos que foram direcionados para objetos de estudos matemáticos relacionados ao ensino médio. São temas que, em geral, apresentam dificuldades de aprendizagem entre os alunos e com isso tem motivados os professores em processo de formação a desenvolverem propostas metodológicas alternativas com a intenção de amenizar essas dificuldades. Dentre esses temas estão o conceito de função que é uma abordagem imprescindível para o entendimento do pensamento matemático, sobretudo, no nível de ensino médio que possibilita sua visualização em contexto diversos, sua ampliação em termos de significado e, além disso das múltiplas aplicações generalizantes que se fazem necessárias. Além disso, estão as inequações trigonométricas, a inscrição de sólidos geométricos, inequações quádricas, o logaritmo, as equações logarítmicas e de estatística. O método utilizado inclui a elaboração de atividades de ensino sob a ótica das novas tecnologias incluído a utilização de jogos a resolução de problemas a partir do uso orientado de aplicativos e calculadoras. Os produtos elaborados são submetidos aos professores de carreira que mediante entrevista explicitam as estruturas e a viabilidade desses produtos para o ensino de Matemática, levando em consideração suas práticas. Assim a obra se consolida na lógica de se propor metodologia alternativa exequível para o uso em sala de aula levando em consideração, sobretudo três aspectos que sustentam a indicação dessa obra de investigação científica. São elas a produção em parceira entre professores formadores e professores em formação inicial e/ou continuada; o uso de novas tecnologias a partir de uma aproximação conceitual e práticas de conteúdos cruciais do currículo do ensino médio e, além disso, as contribuições do “olhar balizador” dos professores de carreira que analisaram as estruturas das atividades propostas e, sobretudo, indicam a viabilidade das mesmas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3862 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectApp Inventorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeogebrapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScratchpt_BR
Título: dc.titleO uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTecnologias de informatica aplicadas ao ensino de matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais