Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Cinthia Cunha Maradei | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Acylena Coelho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Fábio José da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-25T18:21:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-25T18:21:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554108 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2 é, na verdade uma coletânea de artigos que foram direcionados para objetos de estudos matemáticos relacionados ao ensino médio. São temas que, em geral, apresentam dificuldades de aprendizagem entre os alunos e com isso tem motivados os professores em processo de formação a desenvolverem propostas metodológicas alternativas com a intenção de amenizar essas dificuldades. Dentre esses temas estão o conceito de função que é uma abordagem imprescindível para o entendimento do pensamento matemático, sobretudo, no nível de ensino médio que possibilita sua visualização em contexto diversos, sua ampliação em termos de significado e, além disso das múltiplas aplicações generalizantes que se fazem necessárias. Além disso, estão as inequações trigonométricas, a inscrição de sólidos geométricos, inequações quádricas, o logaritmo, as equações logarítmicas e de estatística. O método utilizado inclui a elaboração de atividades de ensino sob a ótica das novas tecnologias incluído a utilização de jogos a resolução de problemas a partir do uso orientado de aplicativos e calculadoras. Os produtos elaborados são submetidos aos professores de carreira que mediante entrevista explicitam as estruturas e a viabilidade desses produtos para o ensino de Matemática, levando em consideração suas práticas. Assim a obra se consolida na lógica de se propor metodologia alternativa exequível para o uso em sala de aula levando em consideração, sobretudo três aspectos que sustentam a indicação dessa obra de investigação científica. São elas a produção em parceira entre professores formadores e professores em formação inicial e/ou continuada; o uso de novas tecnologias a partir de uma aproximação conceitual e práticas de conteúdos cruciais do currículo do ensino médio e, além disso, as contribuições do “olhar balizador” dos professores de carreira que analisaram as estruturas das atividades propostas e, sobretudo, indicam a viabilidade das mesmas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3862 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | App Inventor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Geogebra | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | pt_BR |
Título: dc.title | O uso de Tecnologias no Ensino de Matemática - Volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tecnologias de informatica aplicadas ao ensino de matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: