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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Stephani, Adriana Demite | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-25T11:38:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-25T11:38:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554083 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A coleção “Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2” é um mosaico de abordagens, olhares e narrativas sobre a educação brasileira. De caráter pluri, é composta por 2 volumes contendo 23 artigos cada, reunindo ao todo 46 textos que discutem, refletem e apresentam práticas de pesquisadores e docentes de diferentes estados e instituições, tanto brasileiras quanto internacionais. objetivo da obra é apresentar um panorama das diversas e importantes pesquisas pelo país a partir de inúmeros aspectos da educação, desde processos históricos de constituição, desafios, enfrentamentos e ações na/para a formação docente, perpassando por reflexões sobre a educação como instrumento para a formação crítica e como processo inclusivo, como também apresentando possibilidades reais de atuações em sala de aula através dos relatos das práticas docentes. O volume I inicia com 6 artigos que refletem o perfil docente do Século XXI diante dos novos paradigmas para a formação de professores e as reais condições do exercício docente em nosso país, refletindo sobre aspectos curriculares e enfrentamentos nessa formação. A esses primeiros textos, seguem-se outros 3 textos que trazem um olhar também sobre o perfil, o papel e a importância de gestores e coordenadores na Educação Básica. E, a Educação Básica é linha condutora dos 13 demais artigos que exploram diferentes aspectos educacionais como a inserção de temáticas pouco exploradas em sala de aula, assim como, práticas docentes envolvendo diferentes ferramentas e explorando os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), a partir de pesquisas realizadas, como também através de relatos de trabalhos com jogos e oficinas em sala de aula. Os 5 textos iniciais do Volume II abordam aspectos históricos da educação, trazendo pesquisas, apresentando processos históricos constituintes de espaços escolares e de processos de escolarização, tanto de educação básica como superior, que narram alguns momentos, entre tantos, da histórica da educação brasileira. Seguem-se a esses, outros 9 capítulos que possuem como linha conectiva a formação crítica e emancipadora através do processo educativo em diferentes frentes, espaços e abordagens teóricas. Os 8 capítulos restantes refletem sobre o processo de inclusão, os enfrentamentos da educação especial, a questão da saúde dos profissionais da educação, os dilemas da relação família-escola, a necessidade de escuta na educação infantil e a importância de reflexões sobre a sexualidade juvenil. Essa diversidade de temáticas e pesquisas apresentadas na obra demostra os múltiplos olhares e enfrentamentos da educação do país e a necessidade de aprofundamento e reflexão constantes. Convidados o leitor para essa reflexão! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.144kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| E-BOOK-Educacao-Uma-Nova-Agenda-para-a-Emancipacao-2-3.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554083/1/E-BOOK-Educacao-Uma-Nova-Agenda-para-a-Emancipacao-2-3.pdfDownload |
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