Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Suély Gomes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Adelson Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-24T17:34:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-24T17:34:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado Suély Gomes da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554050 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa na forma de uma intervenção pedagógica na qual o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo foi utilizado para o desenvolvimento de atividades sobre os insetos, organismos fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico. Dentre as atividades desenvolvidas, a construção de um insetário virtual se destaca por levar os estudantes a registrarem a presença dos insetos no ambiente e, ao realizarem postagens no AVA, criam uma coleção entomológica no espaço virtual. A intervenção foi realizada com estudantes do IFFluminense do Campus Bom Jesus do Itabapoana na disciplina de Agricultura I do primeiro ano do curso de Técnico em Agropecuária. O principal objetivo da pesquisa foi o de investigar as contribuições de uma sequência didática apoiada pelo AVA Edmodo para o ensino da Classe Insecta com estudantes do curso de Técnico em Agropecuária. No percurso da pesquisa foi aplicado o produto educacional na forma de uma sequência didática junto com a professora da disciplina em questão, na qual os estudantes foram levados a estudar os principais aspectos dos insetos tais como: seus hábitos, presença de exoesqueleto, divisão do corpo, tipo de desenvolvimento, alimentação, divisão em ordens, entre outros. O uso de smartphones e do AVA Edmodo auxiliaram as aulas, trazendo uma experiência tecnológica como reforço dos conteúdos estudados e para o desenvolvimento de uma coleção entomológica. A proposta de atividades aplicada se mostrou como uma alternativa para complementar o estudo do conteúdo em questão. A sequência didática foi dividida em oito etapas, na qual foram separadas atividades para que os estudantes conhecessem o Ambiente Virtual Edmodo tendo conhecimento de suas funções e assim ocorrer a ambientação, e posteriormente para que estudassem as principais características dos insetos e ao final pudessem construir o insetário virtual. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa ocorreram relatos positivos do envolvimento de familiares na construção do insetário, com difusão dos conhecimentos discutidos nas aulas bem como o aprendizado com as postagens dos demais estudantes. A análise dos dados coletados leva a indícios de que o produto educacional elaborado por essa pesquisa proporcionou uma sequência de atividades para aulas de entomologia possíveis de serem aplicadas em outros contextos, levando a inclusão de tecnologias digitais ao contexto educacional, assim a inserção de novas práticas com a participação de recursos de tecnologia digital podem ser inseridos nos contextos educacionais e trazer benefícios ao processo de aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,15MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Classe Insecta | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem Edmodo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA C ONSTRU ÇÃO DE INSETÁRIO VIRTUAL MEDIADA PELO USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDMODO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto final Suély Gomes.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554050/2/produto final Suély Gomes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons