SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA C ONSTRU ÇÃO DE INSETÁRIO VIRTUAL MEDIADA PELO USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDMODO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Suély Gomes da-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Adelson Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-24T17:34:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-24T17:34:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado Suély Gomes da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554050-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa na forma de uma intervenção pedagógica na qual o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Edmodo foi utilizado para o desenvolvimento de atividades sobre os insetos, organismos fundamentais para a manutenção do equilíbrio ecológico. Dentre as atividades desenvolvidas, a construção de um insetário virtual se destaca por levar os estudantes a registrarem a presença dos insetos no ambiente e, ao realizarem postagens no AVA, criam uma coleção entomológica no espaço virtual. A intervenção foi realizada com estudantes do IFFluminense do Campus Bom Jesus do Itabapoana na disciplina de Agricultura I do primeiro ano do curso de Técnico em Agropecuária. O principal objetivo da pesquisa foi o de investigar as contribuições de uma sequência didática apoiada pelo AVA Edmodo para o ensino da Classe Insecta com estudantes do curso de Técnico em Agropecuária. No percurso da pesquisa foi aplicado o produto educacional na forma de uma sequência didática junto com a professora da disciplina em questão, na qual os estudantes foram levados a estudar os principais aspectos dos insetos tais como: seus hábitos, presença de exoesqueleto, divisão do corpo, tipo de desenvolvimento, alimentação, divisão em ordens, entre outros. O uso de smartphones e do AVA Edmodo auxiliaram as aulas, trazendo uma experiência tecnológica como reforço dos conteúdos estudados e para o desenvolvimento de uma coleção entomológica. A proposta de atividades aplicada se mostrou como uma alternativa para complementar o estudo do conteúdo em questão. A sequência didática foi dividida em oito etapas, na qual foram separadas atividades para que os estudantes conhecessem o Ambiente Virtual Edmodo tendo conhecimento de suas funções e assim ocorrer a ambientação, e posteriormente para que estudassem as principais características dos insetos e ao final pudessem construir o insetário virtual. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa ocorreram relatos positivos do envolvimento de familiares na construção do insetário, com difusão dos conhecimentos discutidos nas aulas bem como o aprendizado com as postagens dos demais estudantes. A análise dos dados coletados leva a indícios de que o produto educacional elaborado por essa pesquisa proporcionou uma sequência de atividades para aulas de entomologia possíveis de serem aplicadas em outros contextos, levando a inclusão de tecnologias digitais ao contexto educacional, assim a inserção de novas práticas com a participação de recursos de tecnologia digital podem ser inseridos nos contextos educacionais e trazer benefícios ao processo de aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,15MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectClasse Insectapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem Edmodopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA C ONSTRU ÇÃO DE INSETÁRIO VIRTUAL MEDIADA PELO USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDMODOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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