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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Levi Cavalcanti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-24T14:02:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-24T14:02:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554049 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A relação entre o ensino de História e os direitos humanos ocorre através da perspectiva da transversalização de temas sensíveis em processos de ensino-aprendizagem da História, como a violência das “punições exemplares”, motivadoras de movimentos sociais de luta por direitos na Velha República, junto com a violência empregada pelo Estado brasileiro aos líderes desses movimentos. Este trabalho tem o objetivo de debater a transversalidade dos direitos humanos no ensino de História, através de abordagens didáticas do Movimento dos Marinheiros de 1910, no Ensino Fundamental. A partir de consulta bibliográfica e análise de um livro didático para o ensino de História, a pesquisa busca responder à indagação sobre como trabalhar o Movimento Reivindicatório dos Marinheiros de 1910 como um tema sensível. Para percorrer esse caminho, decidimos analisar as novas perspectivas do ensino de História e suas relações com os direitos humanos e discutir a “Revolta da Chibata” como um tema sensível, para além da sala de aula, por meio das novas perspectivas historiográficas desse acontecimento histórico. Além disso, a pesquisa objetiva elaborar uma proposta didática visando contribuir para a aprendizagem histórica do Movimento dos Marinheiros de 1910, demonstrando a relação entre o ensino de História e uma educação para os direitos humanos, mediante processos de ensinoaprendizagem do referido acontecimento histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,2 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revolta da Chibata | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tema sensível | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO Levi Cavalcanti Silva-ProfHistória.pdf | 6,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/554049/1/DISSERTAÇÃO Levi Cavalcanti Silva-ProfHistória.pdfDownload |
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