ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aula

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Levi Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-24T14:02:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-24T14:02:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554049-
Resumo: dc.description.abstractA relação entre o ensino de História e os direitos humanos ocorre através da perspectiva da transversalização de temas sensíveis em processos de ensino-aprendizagem da História, como a violência das “punições exemplares”, motivadoras de movimentos sociais de luta por direitos na Velha República, junto com a violência empregada pelo Estado brasileiro aos líderes desses movimentos. Este trabalho tem o objetivo de debater a transversalidade dos direitos humanos no ensino de História, através de abordagens didáticas do Movimento dos Marinheiros de 1910, no Ensino Fundamental. A partir de consulta bibliográfica e análise de um livro didático para o ensino de História, a pesquisa busca responder à indagação sobre como trabalhar o Movimento Reivindicatório dos Marinheiros de 1910 como um tema sensível. Para percorrer esse caminho, decidimos analisar as novas perspectivas do ensino de História e suas relações com os direitos humanos e discutir a “Revolta da Chibata” como um tema sensível, para além da sala de aula, por meio das novas perspectivas historiográficas desse acontecimento histórico. Além disso, a pesquisa objetiva elaborar uma proposta didática visando contribuir para a aprendizagem histórica do Movimento dos Marinheiros de 1910, demonstrando a relação entre o ensino de História e uma educação para os direitos humanos, mediante processos de ensinoaprendizagem do referido acontecimento histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,2 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevolta da Chibatapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTema sensívelpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a Revolta da Chibata como um tema sensível para além da sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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