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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Salvador Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-25T19:42:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-25T19:42:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book Empregabilidade, Cidadania e Juventude: Um Estudo sobre Egressos do Ensino Técnico Integrado ao Médio | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554040 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo estudar se o modelo atual de ensino técnico integrado ao nível médio tem contribuído para a inserção social, empregabilidade e emancipação dos jovens na Cidade de São Paulo, num contexto de dualidade existente na sociedade brasileira entre conhecimentos práticos (manuais) e conhecimentos teóricos (conceituais). Busca compreender como isso tem se configurado na formação profissional dos jovens e, especificamente, procura-se fazer um levantamento dos estudos que associam e discutem a relação entre empregabilidade, formação profissional e inserção social do jovem; compreender e problematizar o conceito de empregabilidade associado à formação profissional técnica; analisar as possibilidades de se conseguir um emprego ou estágio e se há possibilidade de progressão profissional, incentivos à qualificação posterior dos jovens egressos do ensino técnico. Como embasamento, foi feita uma abordagem sobre a história da técnica e da tecnologia, da separação entre trabalho manual e trabalho intelectual, contextualização sobre a educação profissional e contribuição para o desenvolvimento socioeconômico regional, bem como a importância de criação de políticas publicas direcionadas para a oferta e qualidade da educação profissional técnica, considerando a necessidade da inserção social dos jovens no exercício de uma cidadania plena. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa e documental, em cuja coleta de dados foi possível o acesso a uma enquete formulada pelo IFSP para seus egressos, tendo como recorte temporal do ano de 2011 ao ano de 2015, considerando a oferta de cursos técnicos integrados ao médio. Os estudos realizados sobre a juventude brasileira mostram que o Ensino Médio no Brasil representa o fim dos estudos para muitos jovens. Isso se dá por razões estruturais ligadas ao suporte econômico, político e cultural que é insuficiente para que haja continuidade nos estudos. Assim, o ensino profissional e técnico tem sido vistos por vertentes conflitantes: uma delas é a ideia de que cursar o ensino técnico é uma maneira de o jovem arrumar um emprego, obter um salário e não se interessar em ingressar num curso superior; a outra vertente é aquela que defende a ideia de que cursar o ensino técnico é uma forma de o jovem entrar mais cedo no mercado de trabalho, e usar o emprego como incentivo para continuar estudando e se aprimorar profissionalmente. Observa-se, por meio da análise dos dados empíricos, que os egressos dos cursos técnicos integrados, objeto de estudo desta pesquisa, têm como interesse aumentar a empregabilidade como uma oportunidade a mais, e não como um destino. Os pesquisados, através das enquetes, demonstraram perceber nos cursos técnicos ofertados pelo IFSP um ensino de qualidade, capaz de contribuir Resumo 2 para o ingresso em cursos superiores mais concorridos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6.324 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | pt_BR |
| Título: dc.title | Empregabilidade, Cidadania e Juventude: Um Estudo sobre Egressos do Ensino Técnico Integrado ao Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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