UMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADA NO ENFOQUE CTSA A PARTIR DE CENAS DO FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA AVATAR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Alagoas-
Autor(es): dc.contributor.authorWagner José dos Santos; Ivanderson Pereira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-23T12:37:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-23T12:37:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-25-
identificador: dc.identifier.otherProposta de Ensino a partir do filme de ficção Avatar-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/554009-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é fruto de uma pesquisa que partiu do interesse e da preocupação em desenvolver uma proposta para aulas de Ciências. Esse material foi extraído da dissertação intitulada “O filme de ficção avatar e o Ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”. Para criação dessa proposta foi utilizado o filme de ficção Avatar, considerado uma obra com potencialidade educacional, com um enredo que apresenta elementos que permitem uma identificação dos sujeitos contemporâneos, permitindo uma reflexão sobre várias problemáticas sociais (MAIORINO; CAMILLO, 2013). O filme apresenta de maneira acentuada questões sobre éticas, dilemas coexistênciais em meio a uma crise estabelecida entre homem e natureza. Desta forma, trata-se de um recurso de grande expressividade social e de consciência ecológica, em um tempo que exige uma atenção imediata com o meio ambiente, no qual se busca refletir sobre atitudes de preservação e cuidado com os recursos naturais (SANTOS; AMARAL, 2015). Essa produção cinematográfica já foi explorada em outros contextos educacionais como, por exemplo, para discussão entre diferenças culturais e étnicas por Eggensperger (2009); debate acerca de valores sociais e antropológicos por Rink (2010); para a problematização de questões relacionadas à educação ambiental por Resende (2010); em estudos sobre religiosidade por Adam (2010); em abordagens didáticas que tratavam da colonização brasileira por Castro e Fernandes (2013) e em estudos com foco na análise da relação homem x natureza por Santos e Amaral (2015). Santos e Silva (2017), evidenciaram ainda que essa obra pode contribuir para abordagem de temas de Ecologia, Evolução das espécies, Genética, Fisiologia, Zoologia, Botânica e Origem da vida. Em face de suas potencialidades didáticas, nesse estudo apresentamos o desenvolvimento e a validação de uma proposta de ensino de ciências baseada em cenas desse filme. Assim sendo, este estudo tem por objetivo construir uma proposta de ensino de Ciências tendo como base o filme Avatar. Nossa intenção foi elaborar um material que, mesmo não sendo recorrente à orientação de práticas investigativas na escola, o professor conseguisse desenvolver a proposta-
Tamanho: dc.format.extent384KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectProposta de Ensino, Avatar, Ensino de Ciências-
Título: dc.titleUMA PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADA NO ENFOQUE CTSA A PARTIR DE CENAS DO FILME DE FICÇÃO CIENTÍFICA AVATAR-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Vinculação:: dc.uab.SNuab-
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PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME DE FICÇAO AVATAR.pdfEste produto educacional é fruto de uma pesquisa que partiu do interesse e da preocupação em desenvolver uma proposta para aulas de Ciências. Esse material foi extraído da dissertação intitulada “O filme de ficção avatar e o Ensino de Ciências: uma proposta de ensino na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)”.384.3 kBAdobe PDF/bitstream/capes/554009/2/PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO FILME DE FICÇAO AVATAR.pdfDownload

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