O INÍCIO DA ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: UM GUIA ORIENTADOR

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO PARANÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, PATRICIA CUSTODIO DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, LEANDRO RAFAEL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-21T20:38:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-21T20:38:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-08-
identificador: dc.identifier.otherO INÍCIO DA ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: UM GUIA ORIENTADORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553965-
Resumo: dc.description.abstractProduto educacional resultado da pesquisa de mestrado intitulada: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO LOCAL/REGIONAL, vinculada ao Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Por acreditar que a proposição e escolha de novos eixos e/ou cursos deva orientar-se pelos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, em parceria com todos os representes dos diferentes setores da sociedade, bem como conte com o envolvimento de gestores e toda comunidade educacional, respeitando as características e finalidades da Educação Profissional e Tecnológica seu compromisso com a territorialidade e a formação para o mundo do trabalho foi que se desenvolveu o produto educacional: O INÍCIO DA ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: UM GUIA ORIENTADOR. Configurando-se como um roteiro para auxiliar na proposição de possibilidades de abertura de Cursos Técnicos Integrados, apresentado na forma de um Guia Orientador, disponibilizado em documento eletrônico em formato PDF. No Guia Orientador apresenta-se fontes, dados, legislação, textos, links e QRCodes para acesso de materiais, que podem colaborar com a seleção e escolha de possibilidades de cursos técnicos integrados. A construção deste produto educacional não teve como intuito criar uma fórmula pronta e definitiva que apontasse a escolha de abertura de um curso. Objetivou-se apresentar linhas norteadoras para se chegar à indicação de possibilidade de cursos técnicos integrados que melhor atenderiam as necessidades de uma região. A avaliação do produto educacional foi realizada pelos os Diretores de Ensino, PROPLAN e PROENS do IFPR, e o Guia Orientador foi aprovado por banca composta por dois docentes um do IFPR e outra do IFC.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19 p.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposta Metodológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbertura de Cursos Técnicos Integradospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecurso Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Título: dc.titleO INÍCIO DA ABERTURA DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS: UM GUIA ORIENTADORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPTpt_BR
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