Diálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Novaes da-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:21:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:21:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherO ensino da leitura na perspectiva de humanidades: constituindo sujeitos ns operações de linguagem-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553908-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se na linha ―Formação de Professores‖ do Programa de Pós graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu principal objetivo é problematizar práticas leitoras aparentemente cristalizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), a fim de promover um ensino da leitura que contribua com a formação humana dos educandos por meio de situações concretas de interação e de produção de sentidos. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica, com professores que atuam com anos iniciais do EF, fomentando reflexões sobre leitura de forma colaborativa entre os pesquisadores e pesquisados, tendo o epilinguísmo como fio condutor das práticas de linguagem apresentadas. A pesquisa, guiada pelos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, primou pelos processos de formação humana e conscientização crítica e resultou na produção do caderno formativo ―Diálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas‖ desenvolvido em formato e-book. Compreende-se que a investigação desenvolvida é relevante para o ensino em humanidades, pois propõe, por meio de formação continuada de professores, um olhar diferenciado para as práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula, direcionando o ensino da leitura para uma perspectiva discursiva e constitutiva dos sujeitos, na intenção de promover a formação de leitores críticos que interveem em sua realidade de forma consciente e humana. O referencial teórico da pesquisa baseou-se, principalmente, em um diálogo com Saviani, Geraldi, Franchi, Severino, Nóvoa, entre outros, sendo a investigação conduzida por meio de encontros dialógicos e sustentada por um movimento dialético entre teoria e prática. A partir dessa investigação conclui-se que, mesmo partindo de atividades tradicionais que permeiam historicamente o ensino da leitura, percebeu-se avanço na mediação pedagógica em direção a metodologias mais dialógicas e reflexivas.-
Tamanho: dc.format.extentPDF-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype3.042kb-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura e Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguísmo-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titleDiálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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