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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ana Paula Novaes da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino da leitura na perspectiva de humanidades: constituindo sujeitos ns operações de linguagem | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553908 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa situa-se na linha ―Formação de Professores‖ do Programa de Pós graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu principal objetivo é problematizar práticas leitoras aparentemente cristalizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), a fim de promover um ensino da leitura que contribua com a formação humana dos educandos por meio de situações concretas de interação e de produção de sentidos. Para alcançar este objetivo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo intervenção pedagógica, com professores que atuam com anos iniciais do EF, fomentando reflexões sobre leitura de forma colaborativa entre os pesquisadores e pesquisados, tendo o epilinguísmo como fio condutor das práticas de linguagem apresentadas. A pesquisa, guiada pelos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica, primou pelos processos de formação humana e conscientização crítica e resultou na produção do caderno formativo ―Diálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas‖ desenvolvido em formato e-book. Compreende-se que a investigação desenvolvida é relevante para o ensino em humanidades, pois propõe, por meio de formação continuada de professores, um olhar diferenciado para as práticas de leitura desenvolvidas em sala de aula, direcionando o ensino da leitura para uma perspectiva discursiva e constitutiva dos sujeitos, na intenção de promover a formação de leitores críticos que interveem em sua realidade de forma consciente e humana. O referencial teórico da pesquisa baseou-se, principalmente, em um diálogo com Saviani, Geraldi, Franchi, Severino, Nóvoa, entre outros, sendo a investigação conduzida por meio de encontros dialógicos e sustentada por um movimento dialético entre teoria e prática. A partir dessa investigação conclui-se que, mesmo partindo de atividades tradicionais que permeiam historicamente o ensino da leitura, percebeu-se avanço na mediação pedagógica em direção a metodologias mais dialógicas e reflexivas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | 3.042kb | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epilinguísmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Título: dc.title | Diálogos sobre leitura e humanidades: possibilidades práticas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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