Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Mileide Belchior | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sgarbi, Antônio Donizetti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deorce, Mariluza Sartori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:04:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:04:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | História e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: uma questão de memória e identidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553907 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa pesquisa consiste em compreender a contribuição dos livros didáticos de História, utilizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Zaíra Manhães de Andrade, a respeito da História e Cultura africana e afro-brasileira após a promulgação da Lei 10.639/2003, para a formação da memória e identidade racial de seus discentes, com vistas ao empoderamento popular. Além disso, busca propor ações, a partir da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, que prima pelo diálogo entre os homens como iguais, onde todos têm direito de dizer a sua palavra, no intuito de potencializar e enriquecer o que existe e ainda propor novas ações pedagógicas, se for o caso, em vista dos objetivos propostos na legislação. Para tanto, utilizamos por método a Pesquisa Participante, primando pelo “fazer com”, junto à Comunidade Escolar. Na execução das atividades propomos o uso da mediação, com base na perspectiva Histórico-Cultural, tal qual se representa em Vigotski, onde os homens são constituídos pelo meio ao mesmo tempo em que lhe transformam, através de uma práxis da ação-reflexão de maneira consciente para a transformação da realidade social. Assim sendo, partimos do pressuposto que a aprendizagem ocorre de modo dialético, através da prática social, por intermédio de signos culturais. Essa pesquisa insere-se, ainda, em um mestrado profissional, com área de concentração em Ensino de Humanidades, dentro da linha de pesquisa “Práticas educativas”, que tem como um de seus objetivos a elaboração de um produto educativo que possa contribuir com o ensino dentro das diversas áreas das Ciências Humanas, apresentando ações pedagógicas e metodologias de trabalho inovadoras. À vista disso, iniciamos a elaboração, de forma participativa com a Comunidade Escolar, de um paradidático na forma de uma literatura infantil que perpassa algumas nuances da história da manifestação cultural do congo de Cariacica com vistas ao empoderamento popular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7.558KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e cultura africana e afro-brasileira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História e memória | pt_BR |
Título: dc.title | História e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: uma questão de memória e identidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
1 Mileide Belchior A casaca de Diara.pdf | 7,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553907/4/1 Mileide Belchior A casaca de Diara.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons