História e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: uma questão de memória e identidade

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Mileide Belchior-
Autor(es): dc.contributor.authorSgarbi, Antônio Donizetti-
Autor(es): dc.contributor.authorDeorce, Mariluza Sartori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:04:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:04:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherHistória e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: uma questão de memória e identidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553907-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa consiste em compreender a contribuição dos livros didáticos de História, utilizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Zaíra Manhães de Andrade, a respeito da História e Cultura africana e afro-brasileira após a promulgação da Lei 10.639/2003, para a formação da memória e identidade racial de seus discentes, com vistas ao empoderamento popular. Além disso, busca propor ações, a partir da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, que prima pelo diálogo entre os homens como iguais, onde todos têm direito de dizer a sua palavra, no intuito de potencializar e enriquecer o que existe e ainda propor novas ações pedagógicas, se for o caso, em vista dos objetivos propostos na legislação. Para tanto, utilizamos por método a Pesquisa Participante, primando pelo “fazer com”, junto à Comunidade Escolar. Na execução das atividades propomos o uso da mediação, com base na perspectiva Histórico-Cultural, tal qual se representa em Vigotski, onde os homens são constituídos pelo meio ao mesmo tempo em que lhe transformam, através de uma práxis da ação-reflexão de maneira consciente para a transformação da realidade social. Assim sendo, partimos do pressuposto que a aprendizagem ocorre de modo dialético, através da prática social, por intermédio de signos culturais. Essa pesquisa insere-se, ainda, em um mestrado profissional, com área de concentração em Ensino de Humanidades, dentro da linha de pesquisa “Práticas educativas”, que tem como um de seus objetivos a elaboração de um produto educativo que possa contribuir com o ensino dentro das diversas áreas das Ciências Humanas, apresentando ações pedagógicas e metodologias de trabalho inovadoras. À vista disso, iniciamos a elaboração, de forma participativa com a Comunidade Escolar, de um paradidático na forma de uma literatura infantil que perpassa algumas nuances da história da manifestação cultural do congo de Cariacica com vistas ao empoderamento popular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.558KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e cultura africana e afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória e memóriapt_BR
Título: dc.titleHistória e cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: uma questão de memória e identidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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