Argumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica pra o ensino fundamental II

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTiradentes, Magda Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T20:02:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T20:02:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherArgumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica pra o ensino fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553899-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de avaliar as habilidades argumentativas e as atividades com gêneros orais da esfera argumentativa, como debates e seminários, não são propostas com a frequência que deveriam. Deste modo, os alunos não percebem a produção de texto oral como uma prática efetiva. Uma vez que muitos não têm habilidades de escrita satisfatórias, deixam de ter a oportunidade de mostrar seu poder de argumentação em contextos orais. Partindo do pressuposto de que atividades que estimulem os alunos a expor suas ideias por meio da oralidade podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas, melhorando a produção de textos argumentativos, apresenta-se esta proposta metodológica. Trata-se de uma sequência didática de argumentação por meio de gêneros textuais orais, com o tema A pichação e o grafite, que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do municipal de Serra/ES. Essa sequência didática sugere atividades orais como forma de aprimorar as habilidades argumentativas dos alunos e, como consequência, melhorar sua escrita. O principal gênero investigado foi o debate, que permitiu grande interação e troca de opiniões e foi possível verificar que os alunos, após vivenciarem as práticas com gêneros orais, conseguiram melhorar seu desempenho na produção de textos argumentativos. Este trabalho foi apresentado a um grupo de professores de Língua Portuguesa do município de Serra/ES como forma de avaliação e houve grande aceitação. Os resultados apurados no desenvolvimento da pesquisa revelaram que esta proposta metodológica pode contribuir para com o trabalho com a oralidade e argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30.687KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectOralidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneros oraispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleArgumentação por meio de gêneros textuais orais: uma proposta metodológica pra o ensino fundamental IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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