o lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDilem, Giovana Pessini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T20:01:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T20:01:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.othero lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553898-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O pressuposto que rege as análises é que coadunar textos líricos às novas tecnologias digitais é fator preponderante na formação de leitores com capacidade e sensibilidade expandidas para lerem, compreenderem o que leem e interferirem produtivamente no meio em que vivem. Aborda o contato prazeroso com a poesia, como instrumento fundamental para o aprendizado e encantamento do aluno para com a leitura. Discute as perspectivas da formação de um leitor profícuo, assumindo que as novas tecnologias digitais, que seduzem os sujeitos na contemporaneidade, devem ser utilizadas na escola para veicular avanços numa perspectiva emancipatória. Confronta os objetivos do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar Único Estadual com o papel das novas tecnologias no auxílio à formação do leitor na contemporaneidade. Os eixos teóricos que estruturam a discussão e fortalecem a investigação sobre o texto poético e as tecnologias digitais identificam e analisam a importância desses gêneros referentes à multiplicidade de semioses e ao apelo sensorial que oferecem e enfatizam problemáticas relacionadas a não absorção do lírico e do digital pela escola. O trabalho apresenta a utilização das novas tecnologias, que seduzem os alunos com recursos multissensoriais, e a apropriação do texto poético em toda sua dimensão plurissignificativa, como grandes aliados na expansão da capacidade leitora e reflexiva do aluno. Para tanto, alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, interagem com a poesia e com o ambiente virtual. Utilizando, para isso, recursos tecnológicos disponíveis em dispositivos eletrônicos para criação de vídeos para computador e smartphone, a serem compartilhados em mídias sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.275KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPoesiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Título: dc.titleo lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.