Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dilem, Giovana Pessini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T20:01:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T20:01:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | o lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa analisa o uso das novas tecnologias digitais e do texto literário do gênero lírico na formação do leitor contemporâneo, nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, segundo ciclo. O pressuposto que rege as análises é que coadunar textos líricos às novas tecnologias digitais é fator preponderante na formação de leitores com capacidade e sensibilidade expandidas para lerem, compreenderem o que leem e interferirem produtivamente no meio em que vivem. Aborda o contato prazeroso com a poesia, como instrumento fundamental para o aprendizado e encantamento do aluno para com a leitura. Discute as perspectivas da formação de um leitor profícuo, assumindo que as novas tecnologias digitais, que seduzem os sujeitos na contemporaneidade, devem ser utilizadas na escola para veicular avanços numa perspectiva emancipatória. Confronta os objetivos do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar Único Estadual com o papel das novas tecnologias no auxílio à formação do leitor na contemporaneidade. Os eixos teóricos que estruturam a discussão e fortalecem a investigação sobre o texto poético e as tecnologias digitais identificam e analisam a importância desses gêneros referentes à multiplicidade de semioses e ao apelo sensorial que oferecem e enfatizam problemáticas relacionadas a não absorção do lírico e do digital pela escola. O trabalho apresenta a utilização das novas tecnologias, que seduzem os alunos com recursos multissensoriais, e a apropriação do texto poético em toda sua dimensão plurissignificativa, como grandes aliados na expansão da capacidade leitora e reflexiva do aluno. Para tanto, alunos do segundo ciclo do Ensino Fundamental, interagem com a poesia e com o ambiente virtual. Utilizando, para isso, recursos tecnológicos disponíveis em dispositivos eletrônicos para criação de vídeos para computador e smartphone, a serem compartilhados em mídias sociais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.275KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | pt_BR |
Título: dc.title | o lírico e o digital na formação do leitor contemporâneo no ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produtdo Educacional_Giovana Peissini.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553898/2/Produtdo Educacional_Giovana Peissini.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons