Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barcellos, Tatyana Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:47:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:47:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | A antropofagia convida para o banquete: Macunaíma, carnavalização e formação docente | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553896 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou analisar como a leitura e análise de uma obra literária em cotejamento com textos teóricos sobre formação docente e ensino de literatura podem auxiliar os professores no desenvolvimento de um pensamento crítico para a resolução e enfrentamento de problemas ligados ao ensino de Literatura e Humanidades no Ensino Médio. Para isso, buscou-se o diálogo entre o conceito de antropofagia cultural – inspirado na antropofagia Oswaldiana – tendo como base o conceito-chave de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização e pressupostos freirianos sobre a docência, materializados em encontros dialógicos com professores da área de Humanidades e Exatas do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – campus Cariacica, por intermédio de um projeto de formação sobre Literatura e Educação. A abordagem qualitativa, por meio de uma metodologia narrativa em educação na perspectiva bakhtiniana, utilizada para a análise de dados, apresentou resultados que apontam que a reformulação das formações docentes, construída sob o viés da carnavalização bakhtiniana e ancorada em pressupostos sobre a docência em Paulo Freire, constitui-se como uma possibilidade concreta de mudança de paradigmas no ensino de literatura. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 12.379KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropofagia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carnavalização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Literatura | - |
Título: dc.title | A procissão dos deuses destronados: formação carnavalizada de professores para o ensino de literatura e humanidades no ensino médio. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tatyana Barcelos sem ISBN.pdf | 12,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553896/2/Tatyana Barcelos sem ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons