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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Benevenute, Cláudia Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:46:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:46:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Machado de assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553895 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e as contribuições desse processo para a formação docente, propiciada pela contrapalavra, sob a perspectiva crítica e dialógica da linguagem. Para tal, a proposta metodológica é alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin, pautada em sua concepção filosófica da linguagem. No exercício dialógico para o aprofundamento teórico, são cotejados os postulados de Bakhtin e autores representantes de sua crítica; Candido, e Compagnon, no campo da teoria literária, e, no tocante à fortuna crítica machadiana, os escritos de Candido, Schwarz, Bosi, entre outros. Essa prática concorreu para a análise do corpus literário e dos dados produzidos nas interações verbais, provenientes das arenas dialógicas, e para a sistematização de um material educativo cujo objetivo é promover e potencializar a formação de um leitor crítico, ético e responsivo no contexto do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade da atividade exotópica na formação e atuação do professor, e para a continuação de pesquisas dialógicas no campo da formação docente, as quais validam o conhecimento produzido pelo professor, levando-o a refletir sobre sua práxis por meio das experiências estético-afetivas com as narrativas literárias. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 8.358KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exotopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa de Machado de Assis | - |
Título: dc.title | As narrativas machadianas na contemporaneidade: diálogos com a formação docente. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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CLAUDIA BENEVENUTO (1).pdf | 8,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553895/2/CLAUDIA BENEVENUTO (1).pdfDownload |
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