As narrativas machadianas na contemporaneidade: diálogos com a formação docente.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorBenevenute, Cláudia Fernandes-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:46:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:46:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherMachado de assis e Mikhail Bakhtin em diálogo: contribuições da exotopia para a formação docente-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553895-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, inserido na linha pesquisa de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, investiga os movimentos exotópicos enquanto elementos balizadores na leitura dos contos de Machado de Assis e as contribuições desse processo para a formação docente, propiciada pela contrapalavra, sob a perspectiva crítica e dialógica da linguagem. Para tal, a proposta metodológica é alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin, pautada em sua concepção filosófica da linguagem. No exercício dialógico para o aprofundamento teórico, são cotejados os postulados de Bakhtin e autores representantes de sua crítica; Candido, e Compagnon, no campo da teoria literária, e, no tocante à fortuna crítica machadiana, os escritos de Candido, Schwarz, Bosi, entre outros. Essa prática concorreu para a análise do corpus literário e dos dados produzidos nas interações verbais, provenientes das arenas dialógicas, e para a sistematização de um material educativo cujo objetivo é promover e potencializar a formação de um leitor crítico, ético e responsivo no contexto do Ensino Médio. Os resultados apontam para a necessidade da atividade exotópica na formação e atuação do professor, e para a continuação de pesquisas dialógicas no campo da formação docente, as quais validam o conhecimento produzido pelo professor, levando-o a refletir sobre sua práxis por meio das experiências estético-afetivas com as narrativas literárias.-
Tamanho: dc.format.extent8.358KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo-
Palavras-chave: dc.subjectDocência.-
Palavras-chave: dc.subjectExotopia-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa de Machado de Assis-
Título: dc.titleAs narrativas machadianas na contemporaneidade: diálogos com a formação docente.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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