
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pétri, Vanusa Bianchi | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Leonardo Bis dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sgarbi, Antônio Donizetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:45:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:45:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Espaçõs com potencial educativo em Nova Almeida: possibilidades de novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos na perspectiva da pedagogia histórico-crítica | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553894 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu objetivo foi propor o desenvolvimento de práticas educativas aos docentes que atuam na educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Virgínio Pereira”, localizada em Nova Almeida, Serra, ES, com vistas a estabelecer um diálogo entre os espaços de educação formal e não formal, por meio de abordagem criativa de conteúdos escolares, para a formação crítica e emancipatória dos alunos, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: como inserir práticas educativas que contribuam para a emancipação social e a participação cidadã dos alunos da educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Virgínio Pereira”, levando em consideração os conteúdos escolares aplicados a essa modalidade? Para isso, trabalhamos com alunos da 5ª etapa da EJA, no desenvolvimento de abordagens interdisciplinares de conteúdos escolares de ciências e arte. Foram realizadas aulas de campo aos espaços da ”Ponte Velha” (Ponte João Pereira Loureiro) e do manguezal do Rio Reis Magos, localizados em Nova Almeida, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da Educação Ambiental Crítica, as quais foram os fundamentos teórico-filosóficos desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma Pesquisa de Intervenção Pedagógica sendo, desta forma, finalizada com uma intervenção que valorizou os conteúdos prescritos pela Rede de Ensino e os espaços não formais que fazem parte da realidade social dos atores escolares, na perspectiva de constituir aprendizagens emancipatórias. A pesquisa conseguiu demonstrar que processos educativos, quando constituídos para dar voz aos seus sujeitos, logram êxito na transformação do olhar e na aproximação das relações. A intervenção desencadeou mudanças tanto no processo educacional em si quanto nas relações entre os atores escolares e o ambiente em seu redor, trazendo-o para a realidade escolar. Outros resultados foram superação dos desafios – tendo em vista a complexidade do processo – e a propositura de práticas que avançam nos modelos meramente expositivos. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 16.159KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços não formais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos – EJA | - |
| Título: dc.title | Olhares sobre a ponte: novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos em Nova Almeida. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Vanusa Petri.pdf | 16.16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553894/2/Vanusa Petri.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons