Olhares sobre a ponte: novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos em Nova Almeida.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorPétri, Vanusa Bianchi-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Leonardo Bis dos-
Autor(es): dc.contributor.authorSgarbi, Antônio Donizetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:45:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:45:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEspaçõs com potencial educativo em Nova Almeida: possibilidades de novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos na perspectiva da pedagogia histórico-crítica-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553894-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa está inserida na linha de Práticas Educativas do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo. Seu objetivo foi propor o desenvolvimento de práticas educativas aos docentes que atuam na educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Virgínio Pereira”, localizada em Nova Almeida, Serra, ES, com vistas a estabelecer um diálogo entre os espaços de educação formal e não formal, por meio de abordagem criativa de conteúdos escolares, para a formação crítica e emancipatória dos alunos, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Definimos como problema de pesquisa a seguinte questão: como inserir práticas educativas que contribuam para a emancipação social e a participação cidadã dos alunos da educação de jovens e adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Virgínio Pereira”, levando em consideração os conteúdos escolares aplicados a essa modalidade? Para isso, trabalhamos com alunos da 5ª etapa da EJA, no desenvolvimento de abordagens interdisciplinares de conteúdos escolares de ciências e arte. Foram realizadas aulas de campo aos espaços da ”Ponte Velha” (Ponte João Pereira Loureiro) e do manguezal do Rio Reis Magos, localizados em Nova Almeida, na perspectiva da pedagogia histórico-crítica e da Educação Ambiental Crítica, as quais foram os fundamentos teórico-filosóficos desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma Pesquisa de Intervenção Pedagógica sendo, desta forma, finalizada com uma intervenção que valorizou os conteúdos prescritos pela Rede de Ensino e os espaços não formais que fazem parte da realidade social dos atores escolares, na perspectiva de constituir aprendizagens emancipatórias. A pesquisa conseguiu demonstrar que processos educativos, quando constituídos para dar voz aos seus sujeitos, logram êxito na transformação do olhar e na aproximação das relações. A intervenção desencadeou mudanças tanto no processo educacional em si quanto nas relações entre os atores escolares e o ambiente em seu redor, trazendo-o para a realidade escolar. Outros resultados foram superação dos desafios – tendo em vista a complexidade do processo – e a propositura de práticas que avançam nos modelos meramente expositivos.-
Tamanho: dc.format.extent16.159KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não formais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos – EJA-
Título: dc.titleOlhares sobre a ponte: novas aprendizagens para alunos da educação de jovens e adultos em Nova Almeida.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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