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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Calvi, Caroline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-18T19:25:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-18T19:25:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A educação omnilateral na busca do ser mais: contribuições do espaço cultural palácio anchieta para a promoção da cidadania | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553893 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O centro da cidade de Vitória-ES é repleto de história, cultura e arte, cujos espaços contam com diversos monumentos, museus, palácios, ruas, igrejas, escadarias, os quais podem ensejar estudos sistematizados acerca das suas potencialidades pedagógicas. Este estudo volta seu olhar para o Palácio Anchieta, tomado como espaço educativo não formal, a partir do seguinte questionamento: quais as possibilidades pedagógicas de o espaço de educação não formal, o Espaço Cultural Palácio Anchieta, proporcionar uma formação humana crítica e cidadã a partir de um trabalho com estudantes em situação de vulnerabilidade social? O encontro de estudantes com a Palácio Anchieta pode suscitar várias contribuições por meio de práticas pedagógicas articuladas a uma mediação cultural em um horizonte político pedagógico crítico. A pesquisa dialoga com as bases do materialismo histórico dialético, centrada nas categorias “trabalho”, “práxis” e “conscientização” como fatores possíveis de resgate do fator humanizador dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, participante, do tipo intervenção pedagógica, realizada por meio de encontros semanais dos círculos de cultura, para o debate de temas geradores, antes da visita mediada ao Palácio Anchieta. A coleta de dados se deu por meio do registro de fotografias, gravação de áudios, da visitamediada ao Palácio Anchieta e análise dos diários de bordo dos participantes. Os participantes do estudo são alunos em situação de vulnerabilidade pertencentes ao programa de aprendizagem – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, CESAM – no intuito de inseri-los ao mercado de trabalho. Como resultados do estudo, os educandos conheceram o conceito de trabalho na perspectiva de atividade, ato criador e humanizador, além da compreensão do Palácio Anchieta como espaço de aprendizado e não como “aula passeio”, o qual expõe em seu acervo signos que valorizam a cultura europeia e a História dos vencedores, fato que gera, em alguns grupos, desinteresse e afastamento em relação a este patrimônio. Como produto educacional, foi elaborado um roteiro educativo contra hegemônico, visando às visitas mediadas no Espaço Cultural Palácio Anchieta. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 22.033KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaços de educação não formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação humana crítica | - |
| Título: dc.title | O espaço cultural palácio Anchieta pelas lentes da cidadania. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| 4 Caroline Calvi (2).pdf | 22,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553893/4/4 Caroline Calvi (2).pdfDownload |
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