O espaço cultural palácio Anchieta pelas lentes da cidadania.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorCalvi, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:25:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:25:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherA educação omnilateral na busca do ser mais: contribuições do espaço cultural palácio anchieta para a promoção da cidadania-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553893-
Resumo: dc.description.abstractO centro da cidade de Vitória-ES é repleto de história, cultura e arte, cujos espaços contam com diversos monumentos, museus, palácios, ruas, igrejas, escadarias, os quais podem ensejar estudos sistematizados acerca das suas potencialidades pedagógicas. Este estudo volta seu olhar para o Palácio Anchieta, tomado como espaço educativo não formal, a partir do seguinte questionamento: quais as possibilidades pedagógicas de o espaço de educação não formal, o Espaço Cultural Palácio Anchieta, proporcionar uma formação humana crítica e cidadã a partir de um trabalho com estudantes em situação de vulnerabilidade social? O encontro de estudantes com a Palácio Anchieta pode suscitar várias contribuições por meio de práticas pedagógicas articuladas a uma mediação cultural em um horizonte político pedagógico crítico. A pesquisa dialoga com as bases do materialismo histórico dialético, centrada nas categorias “trabalho”, “práxis” e “conscientização” como fatores possíveis de resgate do fator humanizador dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, participante, do tipo intervenção pedagógica, realizada por meio de encontros semanais dos círculos de cultura, para o debate de temas geradores, antes da visita mediada ao Palácio Anchieta. A coleta de dados se deu por meio do registro de fotografias, gravação de áudios, da visitamediada ao Palácio Anchieta e análise dos diários de bordo dos participantes. Os participantes do estudo são alunos em situação de vulnerabilidade pertencentes ao programa de aprendizagem – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, CESAM – no intuito de inseri-los ao mercado de trabalho. Como resultados do estudo, os educandos conheceram o conceito de trabalho na perspectiva de atividade, ato criador e humanizador, além da compreensão do Palácio Anchieta como espaço de aprendizado e não como “aula passeio”, o qual expõe em seu acervo signos que valorizam a cultura europeia e a História dos vencedores, fato que gera, em alguns grupos, desinteresse e afastamento em relação a este patrimônio. Como produto educacional, foi elaborado um roteiro educativo contra hegemônico, visando às visitas mediadas no Espaço Cultural Palácio Anchieta.-
Tamanho: dc.format.extent22.033KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de educação não formal-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectFormação humana crítica-
Título: dc.titleO espaço cultural palácio Anchieta pelas lentes da cidadania.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons