Ambiguidade e produção de sentidos: caderno de atividades.

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Bruna Matias do Nascimento de-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-18T19:22:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-18T19:22:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherA humanidade nas operações de linguagem: exercitando a ambiguidade sob a abordagem epilinguística-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553892-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa situa-se na linha “Práticas educativas” do Programa de Pósgraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do Instituto Federal do Espírito Santo, e tem como principal objetivo contribuir com a humanização de sujeitos por meio de atividades operatórias com e sobre a linguagem, envolvendo um estudo relacionado a palavras e expressões ambíguas. O interesse por tal investigação nasceu da nossa vivência como professora de Língua Portuguesa da educação básica, na rede pública de ensino, onde percebemos dificuldades dos alunos em relação à língua(gem), sobretudo, quando necessitam referenciar sentidos e interpretar textos/enunciados. A metodologia do nosso trabalho se ancora na pesquisa qualitativa com intervenção peda gógica, na qual utilizamos uma sequência de atividades explorando as ambiguidades, a fim de que os estudantes pudessem operar com e sobre tais representações enunciativas. A intervenção junto aos participantes da pesquisa foi mediada sob o princípio da dialogicidade freiriana em um processo construtivo de conhecimentos que imerge no ensino de humanidades ao propor, por meio das atividades epilinguísticas, uma abordagem reflexiva da língua, criando situações em que os sujeitos enunciadores pudessem operar estabilizando e deformando noções nos contextos de linguagem da própria humanidade. Utilizamos como base teórica: Franchi (2006), Rezende (2008), Geraldi (2013), Travaglia (2005), Marcuschi (2008), Freire (2016), Cançado (2013), Zavaglia (2016) entre outros que essencialmente justificam o diálogo entre o ensino reflexivo da Língua Portuguesa e a formação de um sujeito crítico, em um movimento dialético entre teoria e prática, buscando a promoção de mudanças no processo de ensino-aprendizagem. O produto educacional resultante da nossa pesquisa é um ebook que reúne as atividades trabalhadas com os estudantes durante a pesquisa.-
Tamanho: dc.format.extent3.495KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiguidade-
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectPráxis Humanizadora-
Título: dc.titleAmbiguidade e produção de sentidos: caderno de atividades.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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