Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zanatta, Rodrigo Bonadiman | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schwanke, Cibele | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-17T18:39:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-17T18:39:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Wiki Proppi | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553817 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa- ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.18 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da comunicação e informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wiki | - |
Título: dc.title | WIKI PROPPI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Wiki_Proppi.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553817/2/Wiki_Proppi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: