WIKI PROPPI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorZanatta, Rodrigo Bonadiman-
Autor(es): dc.contributor.authorSchwanke, Cibele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-17T18:39:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-17T18:39:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-17-
identificador: dc.identifier.otherWiki Proppi-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553817-
Resumo: dc.description.abstractNos dois últimos séculos, a sociedade passou da Era Industrial para a Era do Conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) contribuíram para a aceleração desse processo, possibilitando a disseminação de informações e conhecimentos numa velocidade impressionante. Com esse grande volume de informações e conhecimentos em circulação, surge a demanda de organização e gerenciamento para que esses ativos possam ser utilizados de maneira eficiente, atendendo, com isso, os objetivos das instituições. A Gestão do Conhecimento (GC) é a área que apresenta práticas e atividades que permitem estruturar o conhecimento nas organizações. A partir de uma metodologia baseada na pesquisa- ação, estão apresentadas definições e práticas de GC com perspectivas para sua aplicação na administração pública, a partir da análise da contribuição de uma ferramenta tecnológica colaborativa na aplicação dessas práticas nos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Ao longo da pesquisa, identificou-se a necessidade de melhorar práticas no gerenciamento de informações e conhecimentos utilizados nesses setores, com a finalidade de possibilitar um tratamento mais eficiente a esses ativos na realização das atividades e na tomada de decisões. Neste viés, propôs-se o desenvolvimento de um produto educacional na figura de um ambiente wiki, servindo como suporte às práticas de Gestão do Conhecimento implantadas e uma possível ferramenta permanente de aprendizagem, ao permitir a interação, a criação e o compartilhamento de conhecimentos relativos aos setores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS.  Assim, enquanto produto educacional relacionado à educação profissional e tecnológica, a wiki pode ser considerada um importante ambiente de ensino e aprendizagem, uma vez que favorece a construção coletiva do conhecimento e a interação dialógica entre seus usuários.-
Tamanho: dc.format.extent2.18 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração Pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da comunicação e informação-
Palavras-chave: dc.subjectWiki-
Título: dc.titleWIKI PROPPI-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
Aparece nas coleções:Ferramentas