Jogo didático "Mini Cidadão em Ação"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândia- UFUpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDuarte, Flávia Drielhe Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorTavares Júnior, Melchior José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-16T12:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-16T12:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-16-
identificador: dc.identifier.otherProduto Didático Jogo "Mini Cidadão em Ação"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553798-
Resumo: dc.description.abstractO ensino de Ciências contribui para que o aluno seja capaz de conhecer e cuidar do próprio corpo, optando por hábitos e formas saudáveis, valorizando assim sua vida e do coletivo. Porém, lidamos diariamente com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem e uma grande dificuldade de compreender conceitos, e assim entender a essência do aprendizado teórico. Ao trabalharmos por quatro anos com alunos do sexto ano como docente da disciplina de Ciências, verificamos que, ao tratarmos de assuntos e conceitos relacionados à água, desperta-se muito o interesse dos mesmos quanto à sua utilização de forma consciente e também os impactos de natureza antrópica, sua contaminação, o mal uso, e o papel de cada um em sua preservação, sendo a ocorrência de algumas doenças o ponto mais alto das aulas desta disciplina. Nosso interesse foi propor uma forma alternativa de ensino, de caráter lúdico, para o conteúdo relacionado às doenças de veiculação hídrica, em especial as enteroparasitoses, com o objetivo de contribuir para uma a aprendizagem dos alunos quanto à necessidade ingestão de alimentos corretamente higienizados, ao conhecimento da realidade do distrito onde moram e as possibilidades de intervenção na realidade atual. Nosso objetivo foi confeccionar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro no formato Banco Imobiliário que contemplou o distrito onde a escola se encontra inserida, em uma turma do sexto ano com um total de 30 alunos, no ano de 2018. Verificamos que jogo promoveu um bem estar entre os alunos. Os aspectos conceituais no que se referiam à doença dengue foram bem fixados, o que não foi observado em outros, como ascaridiase e ancilostomose. Já os aspectos atitudinais e procedimentais foram amplamente contemplados e bem recebidos pelos alunos, o que nos leva a crer o jogo pode contribuir na formação cidadã dos discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent865 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDoenças de veiculação hídricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogo didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAspectos conceituais, atitudinais e procedimentaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectScience Teachingpt_BR
Título: dc.titleJogo didático "Mini Cidadão em Ação"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências, Geografiapt_BR
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