Amar é proteger: por relacionamentos sem violência contra a mulher - uma proposta para trabalhar a informatividade no gênero redação do Enem.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSelino, Sandra Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorBassani, Sandra Mara Mendes da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-15T19:02:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-15T19:02:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherAmar é proteger: por relacionamentos sem violência contra a mulher - uma proposta para trabalhar a informatividade no gênero redação do Enem.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553791-
Resumo: dc.description.abstractEm relação às aulas de produção textual, geralmente, os alunos reclamam da aplicabilidade de alguns gêneros propostos pelos livros didáticos, pois muitos são acreditam que eles tenham uso prático em seu cotidiano. Considerando isso, surgiu a vontade de investigar se fossem trabalhados gêneros socialmente utilizados pelos alunos, adequados à sua faixa etária e interesse, a aprendizagem e a produção textual seriam mais eficazes. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal, com alunos do 9º ano, os quais responderam a um questionário sobre sua experiência com a escrita, fora do ambiente escolar e como lidam com as produções textuais sugeridas na escola. Nesta pesquisa, de proposta metodológica qualitativa, com procedimentos característicos de observação participante, verificou-se com os dados coletados no questionário que, fora da escola, os alunos relataram fazer mais uso da escrita nas redes sociais. Contudo, devido a dificuldades encontradas, entre elas, a falta de laboratório de informática e de acesso à internet, fez-se necessário dar um novo direcionamento à pesquisa, que também foi adequado à realidade dos alunos pesquisadores, pois com a aplicação da atividade diagnóstica identificamos que a textualidade precisava ser melhorada e que uma das dificuldades para se atingir essa textualidade estava na baixa informatividade dos textos produzidos. Para atender a essa realidade, seguindo a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) desenvolvemos uma sequência didática pra trabalhar a baixa informatividade no gênero redação do Enem, com um tema sobre violência doméstica. Para análise das produções inicial e final, usamos os critérios de textualidade propostos por Beaungrande e Dresller (1993) que são: coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, aceitabilidade, informatividade e intertextualidade. Para fundamentar as demais reflexões acerca dos gêneros textuais e produção textual utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, os estudos de Bakthin (1997), Bazerman (2005), Val (2006), Marcuschi (2008) e outros. O corpus dessa pesquisa é composto de 34 produções, sendo 17 produções diagnósticas e 17 produções finais. Os resultados obtidos mostraram que houve uma melhora considerável na textualidade dos novos textos produzidos, pois (35,3%) de redações finais atingiram grau médio de informatividade, o que evidencia que é possível melhorar a informatividade dos textos se atividades semelhantes às trabalhadas forem realizadas de forma sistematizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.144KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInformatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleAmar é proteger: por relacionamentos sem violência contra a mulher - uma proposta para trabalhar a informatividade no gênero redação do Enem.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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