Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Selino, Sandra Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-15T19:02:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-15T19:02:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Amar é proteger: por relacionamentos sem violência contra a mulher - uma proposta para trabalhar a informatividade no gênero redação do Enem. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553791 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Em relação às aulas de produção textual, geralmente, os alunos reclamam da aplicabilidade de alguns gêneros propostos pelos livros didáticos, pois muitos são acreditam que eles tenham uso prático em seu cotidiano. Considerando isso, surgiu a vontade de investigar se fossem trabalhados gêneros socialmente utilizados pelos alunos, adequados à sua faixa etária e interesse, a aprendizagem e a produção textual seriam mais eficazes. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal, com alunos do 9º ano, os quais responderam a um questionário sobre sua experiência com a escrita, fora do ambiente escolar e como lidam com as produções textuais sugeridas na escola. Nesta pesquisa, de proposta metodológica qualitativa, com procedimentos característicos de observação participante, verificou-se com os dados coletados no questionário que, fora da escola, os alunos relataram fazer mais uso da escrita nas redes sociais. Contudo, devido a dificuldades encontradas, entre elas, a falta de laboratório de informática e de acesso à internet, fez-se necessário dar um novo direcionamento à pesquisa, que também foi adequado à realidade dos alunos pesquisadores, pois com a aplicação da atividade diagnóstica identificamos que a textualidade precisava ser melhorada e que uma das dificuldades para se atingir essa textualidade estava na baixa informatividade dos textos produzidos. Para atender a essa realidade, seguindo a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) desenvolvemos uma sequência didática pra trabalhar a baixa informatividade no gênero redação do Enem, com um tema sobre violência doméstica. Para análise das produções inicial e final, usamos os critérios de textualidade propostos por Beaungrande e Dresller (1993) que são: coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, aceitabilidade, informatividade e intertextualidade. Para fundamentar as demais reflexões acerca dos gêneros textuais e produção textual utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, os estudos de Bakthin (1997), Bazerman (2005), Val (2006), Marcuschi (2008) e outros. O corpus dessa pesquisa é composto de 34 produções, sendo 17 produções diagnósticas e 17 produções finais. Os resultados obtidos mostraram que houve uma melhora considerável na textualidade dos novos textos produzidos, pois (35,3%) de redações finais atingiram grau médio de informatividade, o que evidencia que é possível melhorar a informatividade dos textos se atividades semelhantes às trabalhadas forem realizadas de forma sistematizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.144KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção textual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Informatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Amar é proteger: por relacionamentos sem violência contra a mulher - uma proposta para trabalhar a informatividade no gênero redação do Enem. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Sandra Selino.pdf | 9,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553791/2/Produto Educacional - Sandra Selino.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons