Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paulucio, Jéssica Figueiredo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:29:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-14T19:29:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Os livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553785 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das experiências de leitura juvenil. As reflexões realizadas consistem em abordagens do campo das práticas de leitura desenvolvidas em diálogo com as concepções de leitura de Benjamin (1933, 1987, 2002, 2012), Candido (1995) e Petit (2005, 2009), ancorados na metodologia da pesquisa narrativa bakhtiniana. Tratouse de uma pesquisa com base qualitativa que utilizou a perspectiva epistemológica e a metodologia da narrativa bakhtiniana realizada em uma escola pública estadual, localizada no distrito de Piaçú, município de Muniz Freire, Espírito Santo. A partir de encontros dialógicos, buscou-se identificar, mediante a experiência leitora dos participantes, os critérios para a seleção de obras, tendo em vista a potencialização da leitura no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa nos apontou que, dentre as muitas possibilidades para a escolha de paradidáticos, compreender a relevância e a funcionalidade dos paratextos e dos mecanismos de leitura virtual sob a ótica discente são essenciais para compreender as escolhas literárias juvenis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.235KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paradidáticos | pt_BR |
Título: dc.title | OS LIVROS PARADIDÁTICOS NA ESCOLA: CRITÉRIOS DE ESCOLHA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA JUVENIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Jessica.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553785/2/Produto Educacional - Jessica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons