OS LIVROS PARADIDÁTICOS NA ESCOLA: CRITÉRIOS DE ESCOLHA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA JUVENIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaulucio, Jéssica Figueiredo-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-14T19:29:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-14T19:29:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherOs livros paradidáticos na escola: critérios de escolha a partir da experiência de leitura juvenil nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553785-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa buscou compreender os critérios para a escolha de obras paradidáticas a serem trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir das experiências de leitura juvenil. As reflexões realizadas consistem em abordagens do campo das práticas de leitura desenvolvidas em diálogo com as concepções de leitura de Benjamin (1933, 1987, 2002, 2012), Candido (1995) e Petit (2005, 2009), ancorados na metodologia da pesquisa narrativa bakhtiniana. Tratouse de uma pesquisa com base qualitativa que utilizou a perspectiva epistemológica e a metodologia da narrativa bakhtiniana realizada em uma escola pública estadual, localizada no distrito de Piaçú, município de Muniz Freire, Espírito Santo. A partir de encontros dialógicos, buscou-se identificar, mediante a experiência leitora dos participantes, os critérios para a seleção de obras, tendo em vista a potencialização da leitura no ambiente escolar. Desse modo, a pesquisa nos apontou que, dentre as muitas possibilidades para a escolha de paradidáticos, compreender a relevância e a funcionalidade dos paratextos e dos mecanismos de leitura virtual sob a ótica discente são essenciais para compreender as escolhas literárias juvenis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.235KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParadidáticospt_BR
Título: dc.titleOS LIVROS PARADIDÁTICOS NA ESCOLA: CRITÉRIOS DE ESCOLHA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA JUVENIL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons