Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Martinha Leandro de Faria Schmidt de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Fernanda Borges Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-14T18:32:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-14T18:32:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Estratégias argumentativas em Língua Portuguesa: uma proposta de ensino a partir da leitura e interpretação do gênero carta de reclamação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553783 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A produção textual escrita tem despertado muitos estudos sobre como ocorre o desenvolvimento desse processo em sala de aula, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nessa área. De acordo com essas reflexões, este trabalho descreve o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de sequência didática em uma turma do oitavo ano de uma escola da rede pública estadual no município de Pancas, Espírito Santo. O objetivo deste trabalho é investigar, de maneira geral, se a falta de conhecimento de estratégias argumentativas influencia a produção textual. Essa investigação foi feita com base em uma Sequência Didática (SD), proposta como produto educacional final deste trabalho, a partir de uma produção de uma carta de reclamação aplicada em duas fases distintas:a primeira antes da SD e a segunda ao final, a fim de comparar e analisar o desenvolvimento do texto dos alunos com base noconhecimento de algumas estratégias argumentativas. Para fundamentar tais reflexões acerca das estratégias utilizadas na carta de reclamação, recorreu-se principalmenteaos estudos de Charaudeau (2008), Emediato (2008) e Perelman e Tyteca (2005). Os resultados comprovaram os objetivos desejados, visto que foi possível constatar os avanços demonstrados nas produções de cartas de reclamação dos alunos mediante a comparação entre os textos da produção inicial e da produção final. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.992KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias argumentativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de texto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Carta de reclamação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Estratégias argumentativas em Língua Portuguesa: uma proposta de ensino a partir da leitura e interpretação do gênero carta de reclamação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Martinha.pdf | 3.99 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553783/2/Produto Educacional Martinha.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons