Estratégias argumentativas em Língua Portuguesa: uma proposta de ensino a partir da leitura e interpretação do gênero carta de reclamação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Martinha Leandro de Faria Schmidt de-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Fernanda Borges Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-14T18:32:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-14T18:32:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEstratégias argumentativas em Língua Portuguesa: uma proposta de ensino a partir da leitura e interpretação do gênero carta de reclamaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553783-
Resumo: dc.description.abstractA produção textual escrita tem despertado muitos estudos sobre como ocorre o desenvolvimento desse processo em sala de aula, tendo em vista o baixo desempenho dos alunos nessa área. De acordo com essas reflexões, este trabalho descreve o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta de sequência didática em uma turma do oitavo ano de uma escola da rede pública estadual no município de Pancas, Espírito Santo. O objetivo deste trabalho é investigar, de maneira geral, se a falta de conhecimento de estratégias argumentativas influencia a produção textual. Essa investigação foi feita com base em uma Sequência Didática (SD), proposta como produto educacional final deste trabalho, a partir de uma produção de uma carta de reclamação aplicada em duas fases distintas:a primeira antes da SD e a segunda ao final, a fim de comparar e analisar o desenvolvimento do texto dos alunos com base noconhecimento de algumas estratégias argumentativas. Para fundamentar tais reflexões acerca das estratégias utilizadas na carta de reclamação, recorreu-se principalmenteaos estudos de Charaudeau (2008), Emediato (2008) e Perelman e Tyteca (2005). Os resultados comprovaram os objetivos desejados, visto que foi possível constatar os avanços demonstrados nas produções de cartas de reclamação dos alunos mediante a comparação entre os textos da produção inicial e da produção final.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.992KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias argumentativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução de textopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCarta de reclamaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleEstratégias argumentativas em Língua Portuguesa: uma proposta de ensino a partir da leitura e interpretação do gênero carta de reclamaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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