ERA UMA VEZ: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuijansque, Irley da Penha-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-14T19:12:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-14T19:12:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEra uma vez: a contação de histórias como incentivo à leitura no ensino fundamental IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553764-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho do Mestrado Profissional em Letras do Instituto Federal do Espírito Santo surgiu da necessidade de buscarmos meios para auxiliar, na escola, o estímulo à leitura. O objetivo da pesquisa é trabalhar a leitura e a formação do leitor no Ensino Fundamental II, utilizando atividades de contação de histórias. Pensamos no uso da contação de histórias para tal segmento porque supomos que essa arte, quando bem utilizada, pode favorecer positivamente o processo educacional e possibilitar ao aluno compreender melhor a si e ao mundo. Como embasamento teórico fundamentamos a pesquisa em autores como: Mikhail Bakhtin (1999), Roger Chatier (1999), Paulo Freire (2003), Antonio Candido (1995), Walter Benjamin (1994), Paul Zumthor (2007), entre outros. No desenvolvimento elaboramos uma pesquisa qualitativa com intervenção pedagógica por meio de oficinas de contação de história para interação com o texto literário, organizadas em uma sequência de atividades elaboradas de acordo com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nessas oficinas os alunos tanto exercitaram a escuta de histórias quanto a sua apresentação aos colegas, utilizando para isso a oralidade e a expressão artística a fim de desenvolver a performance de contador de histórias. Os resultados obtidos, após a produção e análise de dados, foram transformados em sugestões de atividades em forma de um produto educacional. Por fim entendemos que a leitura do texto literário promove o diálogo e estimula a sensibilidade de quem lê ou ouve, por meio da imaginação, e, quando bem utilizada em sala de aula, torna as aulas mais atraentes e criativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18.824KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContação de históriaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOralidadept_BR
Título: dc.titleERA UMA VEZ: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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