Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorScalzer, Jocelene Broetto-
Autor(es): dc.contributor.authorPeres, Edenize Ponzo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-14T18:18:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-14T18:18:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherEnsinar argumentação oral por meio de temas de novelapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553763-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa surge do desejo de desenvolver habilidades da argumentação oral na linguagem dos alunos de 8º ano de uma escola pública que recebe estudantestanto da zona urbana quanto da rural, localizada no município de Fundão, Espírito Santo, por meio das aulas de Língua Portuguesa. Para alcançarmos nosso propósito, elaboramos e realizamos uma sequência didática que tem como foco o ensino da argumentação oral, especificamente do gênero discursivo debate, a partir de temas de novela. Para isso, nos embasamos nos pressupostos da Sociolinguística Educacional constantes das obras de Stella Maris Bortoni-Ricardo, Marcos Bagno, Dante Luchesi e Carlos Alberto Faraco, entre outros; nas proposições de José Luiz Fiorin e Adilson Citelli, referentes à argumentação; em Bakhtin, Dolz e Schneuwly,Patrick Charaudeau e Luiz Antônio Marcuschi, sobre os gêneros discursivos e gêneros midiáticos -neste caso, a telenovela. O objetivo geral dessa pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do ensino fundamental II, por meio do trabalho com a argumentação oral. A pesquisafoi desenvolvidadurante quatorze aulas de cinquenta e cinco minutos cada, fazendo-se, inicialmente,um estudo sociolinguístico prévio da comunidade, a fim de descrever as características do português falado pelos alunos para, em seguida, aplicarmos a sequência didática. A segunda etapa da pesquisa constou do levantamento das novelas assistidas pelos alunos e, em seguida, dos personagens e das tramas preferidas por eles. Por fim, apartir dos temas selecionados pelo grupo, propusemos a elaboração dos debates. Como resultados pudemos constatar a desinibição de muitos alunos ao falar em público, o aprendizado do gênero debateeo aprimoramento das habilidades argumentativas dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.793KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguística Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNovelapt_BR
Título: dc.titleEnsinar argumentação oral por meio de temas de novelapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons