Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Scalzer, Jocelene Broetto | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peres, Edenize Ponzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-14T18:18:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-14T18:18:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553763 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa surge do desejo de desenvolver habilidades da argumentação oral na linguagem dos alunos de 8º ano de uma escola pública que recebe estudantestanto da zona urbana quanto da rural, localizada no município de Fundão, Espírito Santo, por meio das aulas de Língua Portuguesa. Para alcançarmos nosso propósito, elaboramos e realizamos uma sequência didática que tem como foco o ensino da argumentação oral, especificamente do gênero discursivo debate, a partir de temas de novela. Para isso, nos embasamos nos pressupostos da Sociolinguística Educacional constantes das obras de Stella Maris Bortoni-Ricardo, Marcos Bagno, Dante Luchesi e Carlos Alberto Faraco, entre outros; nas proposições de José Luiz Fiorin e Adilson Citelli, referentes à argumentação; em Bakhtin, Dolz e Schneuwly,Patrick Charaudeau e Luiz Antônio Marcuschi, sobre os gêneros discursivos e gêneros midiáticos -neste caso, a telenovela. O objetivo geral dessa pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa de estudantes do ensino fundamental II, por meio do trabalho com a argumentação oral. A pesquisafoi desenvolvidadurante quatorze aulas de cinquenta e cinco minutos cada, fazendo-se, inicialmente,um estudo sociolinguístico prévio da comunidade, a fim de descrever as características do português falado pelos alunos para, em seguida, aplicarmos a sequência didática. A segunda etapa da pesquisa constou do levantamento das novelas assistidas pelos alunos e, em seguida, dos personagens e das tramas preferidas por eles. Por fim, apartir dos temas selecionados pelo grupo, propusemos a elaboração dos debates. Como resultados pudemos constatar a desinibição de muitos alunos ao falar em público, o aprendizado do gênero debateeo aprimoramento das habilidades argumentativas dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.793KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Novela | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinar argumentação oral por meio de temas de novela | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional- Jocelene Broetto.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553763/2/Produto Educacional- Jocelene Broetto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons