Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Hagar de Lara Tiburcio de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Marimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-10T20:24:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-10T20:24:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional para ensino de Surdos | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553684 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional, uma demanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, e sua tipologia na área de Ensino enquadra-se como Proposta de Ensino, de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este produto educacional destina-se a professores de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Institutos Federais, mais especificamente aos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio voltado ao ensino-aprendizagem de um conteúdo específico de Matemática - Matriz - para estudantes Surdos do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina. O produto, uma sequência de atividades de ensino a partir do tema gerador - Matriz - parte da premissa de que o estudante Surdo tem condições de aprender conceitos complexos desde que respeitadas suas especificidades, ou seja, que o professor aborde conceitos a partir da L1 (LIBRAS) do estudante, use materiais manipuláveis e recursos imagéticos variados, use a L2 (português escrito) do estudante como estratégia de apoio ao ensino e envolva o estudante em seu processo de aprender. Após a implementação e avaliação deste produto educacional em contexto real de ensino sugerimos aos professores: i) iniciar o planejamento de aulas a partir de um diagnóstico sobre o tema/conhecimento a ser aprendido ou habilidades a serem desenvolvidas; ii) interagir com o estudante Surdo em LIBRAS pessoalmente ou por meio de um intérprete de LIBRAS; iii) usar imagens para a compreensão de conceitos simples ou complexos, além de palavras-chave, de pesquisa no site de busca do google e de suas ferramentas, de vídeos no Youtube, de programas da TV INES; iv) planejar atividade de aprendizagem que envolvam ação do estudante: aprender fazendo; e v) trabalhar simultaneamente o português escrito em enunciados de atividades, marcando palavras-chave para a compreensão em maiúscula. Por fim, argumentamos que desconsiderar as especificidades do estudante Surdo é valorizar as barreiras que o impedem de avançar em seu desenvolvimento cognitivo, de aprender e de ter mais e melhores condições de interagir com a realidade que o cerca, inclusive com o mundo do trabalho. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3,79 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Surdos | - |
Título: dc.title | APRENDENDO PARA ENSINAR MATRIZES: ATIVIDADES DE ENSINO DE ESTUDANTE SURDO PARA ESTUDANTE SURDO NA EPT | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional para Ensino de Surdos.pdf | Sequência de planos de aula com foco no ensino do conceito de Matriz para estudantes Surdos | 3,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553684/2/Produto Educacional para Ensino de Surdos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons