APRENDENDO PARA ENSINAR MATRIZES: ATIVIDADES DE ENSINO DE ESTUDANTE SURDO PARA ESTUDANTE SURDO NA EPT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Hagar de Lara Tiburcio de-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-10T20:24:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-10T20:24:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional para ensino de Surdos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553684-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional, uma demanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, e sua tipologia na área de Ensino enquadra-se como Proposta de Ensino, de acordo com o documento da Área de Ensino (2013) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Este produto educacional destina-se a professores de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio de Institutos Federais, mais especificamente aos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio voltado ao ensino-aprendizagem de um conteúdo específico de Matemática - Matriz - para estudantes Surdos do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina. O produto, uma sequência de atividades de ensino a partir do tema gerador - Matriz - parte da premissa de que o estudante Surdo tem condições de aprender conceitos complexos desde que respeitadas suas especificidades, ou seja, que o professor aborde conceitos a partir da L1 (LIBRAS) do estudante, use materiais manipuláveis e recursos imagéticos variados, use a L2 (português escrito) do estudante como estratégia de apoio ao ensino e envolva o estudante em seu processo de aprender. Após a implementação e avaliação deste produto educacional em contexto real de ensino sugerimos aos professores: i) iniciar o planejamento de aulas a partir de um diagnóstico sobre o tema/conhecimento a ser aprendido ou habilidades a serem desenvolvidas; ii) interagir com o estudante Surdo em LIBRAS pessoalmente ou por meio de um intérprete de LIBRAS; iii) usar imagens para a compreensão de conceitos simples ou complexos, além de palavras-chave, de pesquisa no site de busca do google e de suas ferramentas, de vídeos no Youtube, de programas da TV INES; iv) planejar atividade de aprendizagem que envolvam ação do estudante: aprender fazendo; e v) trabalhar simultaneamente o português escrito em enunciados de atividades, marcando palavras-chave para a compreensão em maiúscula. Por fim, argumentamos que desconsiderar as especificidades do estudante Surdo é valorizar as barreiras que o impedem de avançar em seu desenvolvimento cognitivo, de aprender e de ter mais e melhores condições de interagir com a realidade que o cerca, inclusive com o mundo do trabalho.-
Tamanho: dc.format.extent3,79 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Surdos-
Título: dc.titleAPRENDENDO PARA ENSINAR MATRIZES: ATIVIDADES DE ENSINO DE ESTUDANTE SURDO PARA ESTUDANTE SURDO NA EPT-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientada-
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Arquivos associados:
Produto Educacional para Ensino de Surdos.pdfSequência de planos de aula com foco no ensino do conceito de Matriz para estudantes Surdos3,88 MBAdobe PDF/bitstream/capes/553684/2/Produto Educacional para Ensino de Surdos.pdfDownload

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