Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pôncio, Elis Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sonza, Andréa Poletto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-09T23:06:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-09T23:06:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional ProfEPT Ebook | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553643 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este livro digital (e-book) trata-se de um Produto Educacional (PE), resultado de pesquisa de mestrado, ligada à linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. Tal programa pertence à área de Ensino e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa versou sobre o tema “acessibilidade atitudinal e barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de Ensino, pautado no paradigma da Educação Inclusiva”. Teve como objeto empírico – estudo de caso - uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica especificamente os campi Bento Gonçalves e Osório, do IFRS. E contou com 15 participantes, sendo esses: alunos, docentes e técnicos (pessoas com e sem deficiência). Este livro está dividido em três capítulos: No primeiro capítulo abordamos a relação entre a pessoa com deficiência e a sociedade, essa com suas limitações e suas inacessibilidades, na perspectiva de Vygotsky (1997). No segundo capítulo trazemos a questão da inclusão social (a essencial e a eletiva) na sociedade, a qual tem reflexo nas instituições de Ensino, na perspectiva de David Rodrigues (2006); das dimensões da acessibilidade, na perspectiva de Sassaki (2014) e as consequentes barreiras advindas daí, dentre elas a atitudinal. No capítulo 3, intitulado “A instituição de Ensino como instância de inclusão social: podemos admitir uma Educação que não seja inclusiva? ” provocamos reflexões sobre o paradigma da Educação Inclusiva e as velhas práticas pedagógicas, por vezes, “excludentes”, na perspectiva de Rodrigues (2006). Outra provocação para reflexão é sobre a “Educação do futuro”, baseada nas “cinco utopias”, também de Rodrigues (2014). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1,80 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Microsoft Word doc | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade atitudinal; Barreiras atitudinais; Pessoas com deficiência; Educação Profissional e Tecnológica; Psicologia e Ensino | - |
Título: dc.title | Conscientização pela derrubada de barreiras atitudinais contra pessoas com deficiência nas instituições de ensino: e se fosse com você? | - |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Licença Creative Commons.png | 1,67 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/553643/1/Licença Creative Commons.pngDownload | |
E-book_EduCapes_out-2020.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553643/2/E-book_EduCapes_out-2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: