Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Angilene Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Luiz Carlos Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-07T14:43:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-07T14:43:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | cartilha do usuário da aluna angilene | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553589 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa surge com o intuito de analisar a ausência de habilidades e competências dos usuários da biblioteca do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju em manusear os recursos informacionais disponíveis, assim como a busca de uma maior compreensão sobre a dinâmica que envolve a relação destes usuários com esta biblioteca que respalda seus anos de ensino. Tem como objetivo geral investigar as práticas de educação de usuários desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Sergipe para a construção e aplicação de uma cartilha instrutiva, baseada nas concepções de Ah Ton e Valério (1979), de modo a potencializar a utilização das fontes de informações científicas e tecnológicas. A revisão de literatura apoia-se em autores do campo da educação, como: Freire (2011); Paro (2016) e Chartier (1999); da educação profissional e tecnológica sob o olhar de Civatta (2005) e Ramos (2012); da Ciência da Informação na ótica de Fonseca (2007) e Milanesi (2002), bem com da Biblioteconomia e Documentação e seus estudos de usuários na perspectiva de Ah Ton (2004) e Campello (2012). Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualiquantitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa utilizou-se de pesquisa bibliográfica, análise documental e questionários semiabertos aplicados para discentes (19), docentes (07) e bibliotecário (01). A aplicação do produto foi realizada com 28 alunos. Os dados qualitativos foram analisados com base em Bardin para categorização dos dados. A amostra foi obtida entre os alunos do curso médio integrado de Informática do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju com seus respectivos professores e do bibliotecário do Campus. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos possui dificuldades em compreender a dinâmica da pesquisa na biblioteca, entendendo como complexas as numerações que se encontram nos livros e nas estantes, como foi relatado pela bibliotecária, não sabendo conceitos básicos mesmo estando no último ano de curso. Foi construída uma cartilha instrutiva como resultado final da pesquisa. Constatou-se a pouca habilidade dos alunos para a pesquisa, assim como a frequência destes e dos docentes à biblioteca, falta de interação nas ações entre o bibliotecário e os discentes para essas ações. Apesar de executar algumas ações importantes como o treinamento, a biblioteca carece de análise de perfil prévio e avaliações posteriores a estes treinamentos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 11,7 mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profept | - |
Título: dc.title | Cartilha do Usuário: Compreendendo a dinâmica da pesquisa na biblioteca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional_Angilene.pdf | 12,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553589/1/Produto educacional_Angilene.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: