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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Reis Silva, Firmiano Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira Rufino, Hugo Leonardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-07T09:53:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-07T09:53:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL - JOGO CARTAS À MESA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553564 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste jogo, o qual chamamos de “Cartas à Mesa”, são criados diálogos entre personagens que podem ser: crianças, jovens, pais, vizinhos, professores, etc. As situações do cotidiano dos personagens são representados em novelas filosóficas em linguagem e contexto adequados ao sujeito-jogador (estudante). Durante a criação da novela filosófica, a cada capítulo os jogadores estabelecem reflexões significativas relacionando a história com o seu dia-a-dia; neste momento são ensinados os conceitos da lógica utilizando como exemplos a situação dos personagens de acordo com uma estrutura de raciocínio lógico e crítico. Dessa forma, utilizamos o potencial interdisciplinar da lógica formal como base para desenvolver o raciocínio e pensamento crítico de forma natural levando os estudantes a fazerem conexões, avaliações objetivas e críticas de fatos e valores. Imaginar mundos possíveis, tomar decisões difíceis e controversas, discutir pontos de vista diferente sobre o que um personagem deve ou não fazer. Esse é o cenário do jogo cartas à mesa. Um ambiente de interação e reflexão sobre dilemas da vida representados em um jogo de cartas onde os jogadores decidem o roteiro da uma história, a novela filosófica. Por ser um jogo de raciocínio pode ser utilizado para raciocinar sobre vários temas, no exemplo a seguir utilizamos o jogo para ensinar lógica e ao mesmo raciocinar sobre temas éticos. Porém, por sua simplicidade e versatilidade o jogo pode ser utilizado para praticar o raciocínio sobre qualquer tema, de acordo com o interesse do educador ou dos jovens. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2448KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | doc | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio Crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Cartas à mesa o jogo da Lógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Multidisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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