Práticas de correção e reescrita: operações de linguagem no ensino fundamental

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDornelas, Janielly dos Anjos Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-04T18:28:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-04T18:28:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherPráticas de correção e reescrita: operações de linguagem no ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553526-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos de gêneros variados. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem – paráfrase e epilinguismo – podem contribuir com a aprendizagem. O objetivo principal deste estudo é investigar estratégias nas quais a intervenção nos textos, a revisão e a reescrita favoreçam o exercício de reformulação do dizer para que o estudante possa operar a linguagem com dinamismo e criatividade. Para alcançar tal meta, é preciso entender aspectos importantes na mediação do professor ao orientar possibilidades em um texto; pesquisar e testar a eficiência de algumas formas de intervenção textual, conduzir práticas de revisão e elaborar exercícios de reescrita; e analisar pedagogicamente tais processos decorrentes das operações de linguagem. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa são desenvolvidas e analisadas dez atividades de produção e reescrita de variados gêneros textuais em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino. As análises na pesquisa são fundamentadas nos seguintes aportes teóricos: Geraldi (2012) para elencar os problemas que afetam a produção e a reescrita textual na escola; Bakhtin (1997) ao tratar do dialogismo; Vigotski (2007) para abordar a mediação do professor; Ruiz (2015) para explorar a correção, revisão e a reescrita; Franchi (1991 e 1992) ao analisar o epilinguismo; Fuchs (1985) ao analisar a paráfrase; Bodgan e Biklen (1994) para tratar da pesquisa qualitativa; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para fundamentar a sequência de atividades. Os resultados apontam que as intervenções do professor estimulam a reformulação do pensamento por meio da lingua(gem). Além disso, pode-se observar que os alunos realizaram operações com e sobre a linguagem durante os processos de revisão e reescrita. O resultado da pesquisa é um produto educativo sobre Práticas de Correção e Reescrita, à luz da perspectiva interacionista da linguagem, direcionado à mediação de correção, revisão e reescrita de produções textuais na escola.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24.421KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução textualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMediaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorreçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReescritapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOperações de linguagempt_BR
Título: dc.titlePráticas de correção e reescrita: operações de linguagem no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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