Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nóbrega, Caio Talmag | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Giann Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-10-07T21:39:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-10-07T21:39:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Flauta Leve - Material didático para o ensino de flauta transversal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553518 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é parte integrante do trabalho de mestrado intitulado “Música na EPT: implementação de um material didático na formação de músicos de nível técnico”, dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertado pelo campus Mossoró do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e inserida na linha de pesquisa “Práticas educativas em EPT”. A elaboração do produto em questão foi motivada pela necessidade de melhoria da prática laborativa de músicos (ESPERIDIÃO, 2002; NASCIMENTO, 2003; COSTA, 2012; MALTAURO, 2016) e pela necessidade de conferir impactos sociais na realidade prática do trabalho de acordo com as bases conceituais da EPT (CIAVATTA, 2005; FRIGOTTO, 2009; ARAÚJO; RODRIGUES, 2010), com vistas a proporcionar para músicos trabalhadores uma formação humana mais completa, um melhor preparo profissional, e uma tomada mais abrangente de consciência sobre aspectos técnicos, pedagógicos, artísticos e humanos em um fazer musical e profissional. Este produto possui relevância para as áreas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Música, pois assume um compromisso com a intervenção prática e melhoria da inserção laborativa de músicos de nível técnico, além de abrir precedentes para que o desenvolvimento de produtos didáticos para ensino instrumental voltados para técnicos seja ampliado em futuras pesquisas para o universo particular de outros instrumentos musicais. O produto foi aplicado por meio de minicurso no Grupo de Extensão Sons Transversais do Curso Técnico Subsequente em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza. Após coleta e análise de dados, passou por melhorias, chegando em seu estágio final de desenvolvimento. O material foi elaborado de acordo com os eixos para análise e construção de mensagens educativas (KAPLÚN, 2003), e teve seus conteúdos amplamente baseados em Mateiro e Ilari (2011), Kodály (1962), Paynter e Aston (1970), Paynter (1972), Takahashi (1971), Swanwick (1979, 1988, 2003), Szönyi (1996), Ávila (1997) e Suzuki (2008). Este material didático está voltado para o ensino do instrumento musical flauta transversal, e deve funcionar como um “livro do professor”. Espera-se que o flautista que porventura for ministrar aulas sobre seu instrumento possa encontrar neste produto um referencial válido no qual se apoiar. Logo, aqui é dado um maior foco em questões de ordem didático-pedagógica: são apresentados pensamentos, teorias, metodologias, ferramentas, repertórios e comentários que podem ser úteis no contexto de trabalho de aulas de flauta transversal. O material didático também não deve ser interpretado como um método de ensino rigorosamente sistematizado. Em todo o percurso de experiência do professor, estará a cargo deste a decisão de utilizar ou não determinadas sugestões aqui contidas, e quando as utilizar. O livro tampouco se propõe a alcançar um nível de aprofundamento técnico “final” ou “perfeito”. Em outras palavras, espera-se que o material didático para ensino de flauta transversal funcione como um incentivo ao aperfeiçoamento daqueles professores do instrumento que desejam alcançar melhorias em suas atuações profissionais. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4.747 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Flauta transversal | - |
Título: dc.title | Flauta Leve | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | mapa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produção de Recursos Educacionais | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons