Os poemas que circulam na escola

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Washington Adriano da-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Karina Bersan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-10-04T19:54:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-10-04T19:54:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherOs poemas que circulam na escola: o trabalho com poemas no ensino fundamental-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553480-
Resumo: dc.description.abstractOs poemas podem ser eficazes nas abordagens relativas aos processos de leitura e escrita? No Ensino Médio é comum percebermos certo estranhamento quando falamos em literatura. Isso decorre, em parte, do pouco espaço destinado a esse tema no currículo do Ensino Fundamental. Quando falamos em poema, o distanciamento torna-se ainda maior, pois não é um texto com protagonismo nas abordagens de leitura e escrita na escola. Isso potencializa o desinteresse dos educandos, tornando a abordagem de tal tema um desafio. Assim, o presente trabalho de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, intitulado “Os poemas que circulam na escola”, reflete o desenvolvimento de práticas pedagógicas desenvolvidas com 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Vila Velha, Espirito Santo, com a análise das produções de alunos. O objetivo dessa investigação consiste na construção de uma proposta de trabalho com poemas na escola, visando a aprofundar o processo da leitura do texto literário, bem como a incentivar a produção de poemas. Nessa pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos procedimentos típicos da observação participante. Buscamos as contribuições de Candido (1996), Geraldi (2008), Lajolo (1993, 2008), Paes (1991), Sorrenti (2009), Soares (2002), entre outros, para fundamentar a proposta apresentada. Os resultados demonstram que é possível fazer uma abordagem diferente com as poesias no EF e que o acesso aos poemas pode abrir a porta para a leitura do texto literário. Também foi perceptível o desenvolvimento de uma produção textual mais significativa, concatenada com o contexto em que os educandos estão inseridos, acrescentando aos acúmulos que eles possuem, novas perspectivas de interpretação do mundo e de si mesmos.-
Tamanho: dc.format.extent1.050KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPoemas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução textual-
Título: dc.titleOs poemas que circulam na escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentos-
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