Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simone, Magda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Sandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T12:12:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T12:12:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | A pichação e o grafite | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553226 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de avaliar as habilidades argumentativas e as atividades com gêneros orais da esfera argumentativa, como debates e seminários, não são propostas com a frequência que deveriam. Deste modo, os alunos não percebem a produção de texto oral como uma prática efetiva. Uma vez que muitos não têm habilidades de escrita satisfatórias, deixam de ter a oportunidade de mostrar seu poder de argumentação em contextos orais. Partindo do pressuposto de que atividades que estimulem os alunos a expor suas ideias por meio da oralidade podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas, melhorando a produção de textos argumentativos, apresenta-se esta proposta metodológica. Trata-se de uma sequência didática de argumentação por meio de gêneros textuais orais, com o tema A pichação e o grafite, que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do municipal de Serra/ES. Essa sequência didática sugere atividades orais como forma de aprimorar as habilidades argumentativas dos alunos e, como consequência, melhorar sua escrita. O principal gênero investigado foi o debate, que permitiu grande interação e troca de opiniões e foi possível verificar que os alunos, após vivenciarem as práticas com gêneros orais, conseguiram melhorar seu desempenho na produção de textos argumentativos. Este trabalho foi apresentado a um grupo de professores de Língua Portuguesa do município de Serra/ES como forma de avaliação e houve grande aceitação. Os resultados apurados no desenvolvimento da pesquisa revelaram que esta proposta metodológica pode contribuir para com o trabalho com a oralidade e argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 29,9 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros orais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Título: dc.title | Orientações para o Trabalho com a Sequência Didática Utilizando a Argumentação por Meio de Gêneros Textuais Orais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Magda Simone.pdf | 30,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553226/2/Produto Educacional_Magda Simone.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: