Orientações para o Trabalho com a Sequência Didática Utilizando a Argumentação por Meio de Gêneros Textuais Orais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorSimone, Magda-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-23T12:12:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-23T12:12:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherA pichação e o grafite-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553226-
Resumo: dc.description.abstractNo contexto atual das aulas de Língua Portuguesa, percebe-se uma valorização maior de atividade escritas, em detrimento de atividades com a oralidade. A produção de texto escrita é vista como a melhor forma de avaliar as habilidades argumentativas e as atividades com gêneros orais da esfera argumentativa, como debates e seminários, não são propostas com a frequência que deveriam. Deste modo, os alunos não percebem a produção de texto oral como uma prática efetiva. Uma vez que muitos não têm habilidades de escrita satisfatórias, deixam de ter a oportunidade de mostrar seu poder de argumentação em contextos orais. Partindo do pressuposto de que atividades que estimulem os alunos a expor suas ideias por meio da oralidade podem contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas, melhorando a produção de textos argumentativos, apresenta-se esta proposta metodológica. Trata-se de uma sequência didática de argumentação por meio de gêneros textuais orais, com o tema A pichação e o grafite, que foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola do municipal de Serra/ES. Essa sequência didática sugere atividades orais como forma de aprimorar as habilidades argumentativas dos alunos e, como consequência, melhorar sua escrita. O principal gênero investigado foi o debate, que permitiu grande interação e troca de opiniões e foi possível verificar que os alunos, após vivenciarem as práticas com gêneros orais, conseguiram melhorar seu desempenho na produção de textos argumentativos. Este trabalho foi apresentado a um grupo de professores de Língua Portuguesa do município de Serra/ES como forma de avaliação e houve grande aceitação. Os resultados apurados no desenvolvimento da pesquisa revelaram que esta proposta metodológica pode contribuir para com o trabalho com a oralidade e argumentação nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II.-
Tamanho: dc.format.extent29,9 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectOralidade-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros orais-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Título: dc.titleOrientações para o Trabalho com a Sequência Didática Utilizando a Argumentação por Meio de Gêneros Textuais Orais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentos-
Aparece nas coleções:Ensino