Caderno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Goianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBORGES, Rosângela Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES-SOBRINHO, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-23T19:04:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-23T19:04:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-29-
identificador: dc.identifier.otherCaderno do NAPE - 2019 - Produto Educacional_Borgespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553210-
Resumo: dc.description.abstractAPRESENTAÇÃO O presente Caderno é parte integrante da Dissertação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo IF Goiano - Campus Morrinhos, estado de Goiás. Sob o título de NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: OBSTÁCULOS E SUPERAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO, esse estudo teve como objetivo identificar problemas, obstáculos e entraves que esses Núcleos (NAPNE) encontram em sua implantação e na efetivação da inclusão socioeducacional, no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. Realizou-se um estudo exploratório nos 12 campi do Instituto Federal Goiano, bem como uma pesquisa documental. Os participantes foram coordenadoras do NAPNE, professores e pais/responsáveis dos alunos com necessidades educacionais específicas de três campi que compuseram a amostra. Além deles, diretores de campi que ainda não têm esse Núcleo implantado. A construção deste Produto levou em consideração apontamentos nos achados da pesquisa, bem como de coordenadoras do NAPNE dos dois campi foco desta pesquisa. Também outros(as) profissionais que realizam atendimento no Núcleo e que contribuíram com suas ideias, opiniões e sugestões. Levando em consideração os documentos norteadores da inclusão nos campi do Instituto Federal Goiano, este Caderno se apresenta como o instrumento adequado para mitigar obstáculos identificados durante a etapa da pesquisa em campo. Entre eles, o presente material busca dar maior visibilidade e conscientização acerca da importância de se integrar ações letivas e pedagógicas com o trabalho realizado pelo NAPNE. Além disso, este Produto pretende incitar, ampliar e aprofundar o fluxo de comunicação entre o NAPNE, familiares, docentes, discentes, técnicos administrativos, e demais canais de atendimento, no contexto institucional. Para que essa comunicação entre o NAPNE e seu público-alvo ocorra de maneira eficiente, foi necessário criar um produto com uma linguagem concisa, objetiva e clara. Houve uma preocupação com a adequação da linguagem no sentido de que fosse inteligível tanto para um docente, quanto para um aluno com necessidades educacionais específicas, ou ainda, para pais/responsáveis que não têm o domínio de textos acadêmicos ou científicos. Esse Caderno está organizado em sete seções, sendo: 1) Sobre o NAPNE; 2) Razão da criação do NAPNE; 2.1 Documentos Legais; 2.2 Sua composição; 2.3 Seu público-alvo; 3) Finalidades e competências do NAPNE; 4) Atendimentos e procedimentos; 4.1 Organograma para o NAPNE; 4.2 Fluxograma dos procedimentos para o atendimento no NAPNE; 5) Em que circunstâncias procurar o NAPNE; 5.1 Alunos; 5.2 Professores; 5.3 Pais e/ou responsáveis legais; 5.4 Coordenadores; 5.5 Outros servidores; 6) Obstáculos e Superações; 6.1 Âmbito institucional; 6.2 Âmbito administrativo; 6.3 Âmbito educacional; 6.4 Âmbito familiar; 7) Em resumo. Acreditamos que não seja preciso leis ou ideias inéditas, mas necessita-se colocar em prática aquelas que já existem. Nosso maior desejo é que este Caderno possa inspirar pessoas e instituições na construção e promoção da educação inclusiva. E que acarrete em benfeitorias para os NAPNE no Instituto Federal Goiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1814 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectNAPNEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal Goianopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEntendendo o NAPNEpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleCaderno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional de Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons