Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, Rosângela Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERNANDES-SOBRINHO, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T19:04:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T19:04:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno do NAPE - 2019 - Produto Educacional_Borges | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553210 | - |
Resumo: dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO O presente Caderno é parte integrante da Dissertação do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo IF Goiano - Campus Morrinhos, estado de Goiás. Sob o título de NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS: OBSTÁCULOS E SUPERAÇÕES NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO, esse estudo teve como objetivo identificar problemas, obstáculos e entraves que esses Núcleos (NAPNE) encontram em sua implantação e na efetivação da inclusão socioeducacional, no âmbito da Educação Profissional Tecnológica. Realizou-se um estudo exploratório nos 12 campi do Instituto Federal Goiano, bem como uma pesquisa documental. Os participantes foram coordenadoras do NAPNE, professores e pais/responsáveis dos alunos com necessidades educacionais específicas de três campi que compuseram a amostra. Além deles, diretores de campi que ainda não têm esse Núcleo implantado. A construção deste Produto levou em consideração apontamentos nos achados da pesquisa, bem como de coordenadoras do NAPNE dos dois campi foco desta pesquisa. Também outros(as) profissionais que realizam atendimento no Núcleo e que contribuíram com suas ideias, opiniões e sugestões. Levando em consideração os documentos norteadores da inclusão nos campi do Instituto Federal Goiano, este Caderno se apresenta como o instrumento adequado para mitigar obstáculos identificados durante a etapa da pesquisa em campo. Entre eles, o presente material busca dar maior visibilidade e conscientização acerca da importância de se integrar ações letivas e pedagógicas com o trabalho realizado pelo NAPNE. Além disso, este Produto pretende incitar, ampliar e aprofundar o fluxo de comunicação entre o NAPNE, familiares, docentes, discentes, técnicos administrativos, e demais canais de atendimento, no contexto institucional. Para que essa comunicação entre o NAPNE e seu público-alvo ocorra de maneira eficiente, foi necessário criar um produto com uma linguagem concisa, objetiva e clara. Houve uma preocupação com a adequação da linguagem no sentido de que fosse inteligível tanto para um docente, quanto para um aluno com necessidades educacionais específicas, ou ainda, para pais/responsáveis que não têm o domínio de textos acadêmicos ou científicos. Esse Caderno está organizado em sete seções, sendo: 1) Sobre o NAPNE; 2) Razão da criação do NAPNE; 2.1 Documentos Legais; 2.2 Sua composição; 2.3 Seu público-alvo; 3) Finalidades e competências do NAPNE; 4) Atendimentos e procedimentos; 4.1 Organograma para o NAPNE; 4.2 Fluxograma dos procedimentos para o atendimento no NAPNE; 5) Em que circunstâncias procurar o NAPNE; 5.1 Alunos; 5.2 Professores; 5.3 Pais e/ou responsáveis legais; 5.4 Coordenadores; 5.5 Outros servidores; 6) Obstáculos e Superações; 6.1 Âmbito institucional; 6.2 Âmbito administrativo; 6.3 Âmbito educacional; 6.4 Âmbito familiar; 7) Em resumo. Acreditamos que não seja preciso leis ou ideias inéditas, mas necessita-se colocar em prática aquelas que já existem. Nosso maior desejo é que este Caderno possa inspirar pessoas e instituições na construção e promoção da educação inclusiva. E que acarrete em benfeitorias para os NAPNE no Instituto Federal Goiano. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1814 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | NAPNE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Entendendo o NAPNE | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno do NAPE - 2019 - Produto Educacional - Borges.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553210/2/Caderno do NAPE - 2019 - Produto Educacional - Borges.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons