Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Ediléa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T12:37:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T12:37:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | O texto argumentativo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553209 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. Teve por objetivo desenvolver práticas pedagógicas de leitura e produção textual com o texto argumentativo no ambiente virtual Google Docs. Ademais, visou desenvolver o hábito da leitura e pesquisa no ambiente virtual, com o uso das novas tecnologias, para a formação de um leitor crítico, apresentar novas propostas de trabalho pedagógico no ambiente virtual Google Docs de produção textual escrita com o texto argumentativo e verificar se essas propostas podem levar ao aprimoramento da capacidade de interação, argumentação e autonomia dos estudantes. Recorreu-se às contribuições teóricas de Vygotsky (2001) e Freire (2015), que discorreram acerca do aprender e ensinar, assim como a importância do professor como mediador do ensino-aprendizagem, além das contribuições de Filé (2011), Pozo (2008), Lévy (1993, 1999) e Gómez (2015) para as reflexões pertinentes aos desafios atuais nas relações entre professor, escola e internet. Também os autores Bakhtin (2003), Marcuschi e Xavier (2010), Kleiman (1996), Koch (2011, 2015) e Soares (1998) contribuíram para a argumentação, leitura e escrita, dando vistas a esclarecimentos fundamentais quanto às complexas atividades que envolvem o ato de ler e escrever. E sobre letramentos e multiletramentos, além de Soares (1998), há importantes teóricos, como Coscarelli (2011, 2012), Santaella (2004, 2013) e Street (2014). Os teóricos citados colaboraram para a proposta de intervenção que se consolidou na metodologia da pesquisa participativa e alguns aspectos da pesquisa-ação fundamentada em Thiollent (1986), aplicada em uma escola de Vitória-ES. Contou com a colaboração de alunos do 9.º ano do ensino fundamental e professores de diversas áreas. As ações práticas ocorreram por meio de oficinas de leitura e produção textual no ambiente virtual Google Docs. A investigação de todo processo ocorreu por meio de diálogos permanentes e troca de experiências, o que proporcionou uma nova motivação para nossos alunos e caracterizou uma experiência positiva com muitos avanços. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 11,0 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Novas tecnologias | - |
Título: dc.title | O texto argumentativo: oficinas de leitura e escrita com o google docs | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educaional_Maria Lourdes Mesquita.pdf | 11,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553209/2/Produto Educaional_Maria Lourdes Mesquita.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: