O texto argumentativo: oficinas de leitura e escrita com o google docs

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Ediléa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-23T12:37:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-23T12:37:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherO texto argumentativo-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553209-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta uma proposta de intervenção para o ensino de leitura e escrita com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação. É fruto do trabalho de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. Teve por objetivo desenvolver práticas pedagógicas de leitura e produção textual com o texto argumentativo no ambiente virtual Google Docs. Ademais, visou desenvolver o hábito da leitura e pesquisa no ambiente virtual, com o uso das novas tecnologias, para a formação de um leitor crítico, apresentar novas propostas de trabalho pedagógico no ambiente virtual Google Docs de produção textual escrita com o texto argumentativo e verificar se essas propostas podem levar ao aprimoramento da capacidade de interação, argumentação e autonomia dos estudantes. Recorreu-se às contribuições teóricas de Vygotsky (2001) e Freire (2015), que discorreram acerca do aprender e ensinar, assim como a importância do professor como mediador do ensino-aprendizagem, além das contribuições de Filé (2011), Pozo (2008), Lévy (1993, 1999) e Gómez (2015) para as reflexões pertinentes aos desafios atuais nas relações entre professor, escola e internet. Também os autores Bakhtin (2003), Marcuschi e Xavier (2010), Kleiman (1996), Koch (2011, 2015) e Soares (1998) contribuíram para a argumentação, leitura e escrita, dando vistas a esclarecimentos fundamentais quanto às complexas atividades que envolvem o ato de ler e escrever. E sobre letramentos e multiletramentos, além de Soares (1998), há importantes teóricos, como Coscarelli (2011, 2012), Santaella (2004, 2013) e Street (2014). Os teóricos citados colaboraram para a proposta de intervenção que se consolidou na metodologia da pesquisa participativa e alguns aspectos da pesquisa-ação fundamentada em Thiollent (1986), aplicada em uma escola de Vitória-ES. Contou com a colaboração de alunos do 9.º ano do ensino fundamental e professores de diversas áreas. As ações práticas ocorreram por meio de oficinas de leitura e produção textual no ambiente virtual Google Docs. A investigação de todo processo ocorreu por meio de diálogos permanentes e troca de experiências, o que proporcionou uma nova motivação para nossos alunos e caracterizou uma experiência positiva com muitos avanços.-
Tamanho: dc.format.extent11,0 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias-
Título: dc.titleO texto argumentativo: oficinas de leitura e escrita com o google docs-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letras-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentos-
Aparece nas coleções:Ensino