Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Trevisol, Sheila | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Antônio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T12:19:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T12:19:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553208 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando isso se refere ao texto literário, ocorre algo ainda mais preocupante: o contato entre o aluno e o texto literário quase sempre é mediado pelo professor ora com o objetivo de explorar unicamente atividades metalinguísticas, ora com a clara intenção de se fazer historiografia literária. Dessa forma, há apenas uma decodificação mecanizada do leitor sobre o texto, o que impossibilita o que podemos chamar de experiência da literatura. O objetivo geral desta pesquisa é investigar experiências com a leitura de textos literários e construir caminhos para um trabalho mais operativo sobre a linguagem, explorando as noções representadas a fim de favorecer a formação de leitores críticos. O problema que se procurou investigar coletivamente foi: De que forma o trabalho com o texto literário no ambiente escolar pode colaborar para a construção de leitores críticos e emancipados? Essa investigação se deu por meio do contato direto entre os participantes da pesquisa e os textos literários. Como produto dessa experiência, apresentamos um Caderno Pedagógico. Utilizamos como referencial teórico autores como: Candido, Snyders, Saviani, Bakhtin, Thiollent, Barbier, Orlandi, Geraldi, Duarte, Franchi, entre outros, e analisamos todas as atividades sob a perspectiva de uma abordagem epilinguística. O que se percebeu com a pesquisa é que uma prática pedagógica que propõe a experiência da literatura por meio de operações com a linguagem nas suas múltiplas possibilidades aproxima aluno e texto literário, colaborando com a construção de leitores críticos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,14 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Epilinguismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Leitores | pt_BR |
Título: dc.title | Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Sheila.pdf | 6,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553208/2/Produto Educacional_Sheila.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons