Educação literária e formação de leitores no ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrevisol, Sheila-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-23T12:19:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-23T12:19:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-
identificador: dc.identifier.otherEducação literária e formação de leitores no ensino fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553208-
Resumo: dc.description.abstractAs práticas de leitura presentes no ambiente escolar não têm colaborado, na maioria dos casos, para que o aluno-leitor se torne mais crítico e capaz de manipular o texto em suas múltiplas perspectivas. Quando isso se refere ao texto literário, ocorre algo ainda mais preocupante: o contato entre o aluno e o texto literário quase sempre é mediado pelo professor ora com o objetivo de explorar unicamente atividades metalinguísticas, ora com a clara intenção de se fazer historiografia literária. Dessa forma, há apenas uma decodificação mecanizada do leitor sobre o texto, o que impossibilita o que podemos chamar de experiência da literatura. O objetivo geral desta pesquisa é investigar experiências com a leitura de textos literários e construir caminhos para um trabalho mais operativo sobre a linguagem, explorando as noções representadas a fim de favorecer a formação de leitores críticos. O problema que se procurou investigar coletivamente foi: De que forma o trabalho com o texto literário no ambiente escolar pode colaborar para a construção de leitores críticos e emancipados? Essa investigação se deu por meio do contato direto entre os participantes da pesquisa e os textos literários. Como produto dessa experiência, apresentamos um Caderno Pedagógico. Utilizamos como referencial teórico autores como: Candido, Snyders, Saviani, Bakhtin, Thiollent, Barbier, Orlandi, Geraldi, Duarte, Franchi, entre outros, e analisamos todas as atividades sob a perspectiva de uma abordagem epilinguística. O que se percebeu com a pesquisa é que uma prática pedagógica que propõe a experiência da literatura por meio de operações com a linguagem nas suas múltiplas possibilidades aproxima aluno e texto literário, colaborando com a construção de leitores críticos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,14 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Leitorespt_BR
Título: dc.titleEducação literária e formação de leitores no ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMetrado Profissional em Letraspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLinguagens e Letramentospt_BR
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