Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Langoni, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Priscila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-23T12:03:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-23T12:03:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Macanudo: formando leitores críticos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553207 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a parceria entre duas professoras de Língua Portuguesa e seis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES, os quais constituíram um grupo de estudo que se reuniu para participar de oficinas para análise e leitura de quadrinhos. Envolveu também alunos de seis turmas de 9º ano da sala de aula regular, que também realizaram as atividades, e professores de Língua Portuguesa do referido município, que analisaram o material em uma formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa colaborativa, pois contou com a participação dos envolvidos para avaliar e repensar as propostas realizadas. As atividades foram desenvolvidas a partir dos estudos de Vigotski sobre a importância da mediação do professor. O referencial relacionado à formação do leitor crítico dialoga com os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo e responsividade. Parte do pressuposto de que quadrinhos tendem a contribuir com a formação leitora dos alunos, por serem atrativos e por explorarem jogos de linguagem capazes de aprofundar a leitura e aguçar o espírito crítico. Conclui que os quadrinhos podem formar leitores críticos, desde que haja adequação temática e formal em seu uso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
Título: dc.title | Macanudo: formando leitores críticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Metrado Profissional em Letras | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Ana Carolina Langoni.pdf | 8,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553207/2/Produto Educacional_Ana Carolina Langoni.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons