ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMenezes, Rogério Félix de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-22T18:50:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-22T18:50:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553206-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi aplicado numa escola pública estadual da periferia de Fortaleza nos meses de fevereiro, março e abril de 2019. Está inserido na dissertação, com título homônimo, produzida durante o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), defendida e aprovada em 23 de agosto de 2019 por banca examinadora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Consiste numa sequência didática que vincula Ensino de História, Educação em Direitos Humanos, interdisciplinaridade e formação integrada. O ensino de História vinculado à educação em Direitos Humanos constitui-se num importante elemento de promoção da interdisciplinaridade, e, como consequência, na busca de uma formação integrada, esta na perspectiva do trabalho como princípio educativo. O objetivo principal consiste em elaborar uma sequência didática para o ensino de História, tendo como eixo temático os Direitos Humanos, na perspectiva de uma formação integrada. De modo preponderante, os participantes apontaram que o próprio formato de organização da sequência didática, o incentivo à participação dos alunos, as relações existentes entre os temas estudados e o uso de recursos imagéticos constituíram fatores que colaboraram na compreensão dos conteúdos. Com relação à formação integrada, verificou-se que a maioria dos respondentes não conseguiu expressar por escrito uma conceituação mais completa, mas observou-se na maior parte das respostas emitidas a percepção de seus aspectos fundamentais. Verificou-se uma considerável progressão na qualidade das definições dos Direitos Humanos, constatando-se nos comentários escritos a observação da universalidade, sua essencialidade para o bom convivo social, a relação com as lutas dos grupos sociais menos favorecidos e que são integrados pelos direitos civis, políticos e sociais. O trabalho com sequências didáticas demonstra a necessidade e a importância do planejamento para o professor da educação básica, pois consiste numa estratégia de ensino que exige considerável tempo de pesquisa e organização do docente para a implementação satisfatória de práticas que impliquem na afirmação do papel de pesquisador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent876 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; História; Direitos Humanos; trabalhopt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
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