Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Menezes, Rogério Félix de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-22T18:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-22T18:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553206 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi aplicado numa escola pública estadual da periferia de Fortaleza nos meses de fevereiro, março e abril de 2019. Está inserido na dissertação, com título homônimo, produzida durante o mestrado profissional do Programa de Pós-graduação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), defendida e aprovada em 23 de agosto de 2019 por banca examinadora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Consiste numa sequência didática que vincula Ensino de História, Educação em Direitos Humanos, interdisciplinaridade e formação integrada. O ensino de História vinculado à educação em Direitos Humanos constitui-se num importante elemento de promoção da interdisciplinaridade, e, como consequência, na busca de uma formação integrada, esta na perspectiva do trabalho como princípio educativo. O objetivo principal consiste em elaborar uma sequência didática para o ensino de História, tendo como eixo temático os Direitos Humanos, na perspectiva de uma formação integrada. De modo preponderante, os participantes apontaram que o próprio formato de organização da sequência didática, o incentivo à participação dos alunos, as relações existentes entre os temas estudados e o uso de recursos imagéticos constituíram fatores que colaboraram na compreensão dos conteúdos. Com relação à formação integrada, verificou-se que a maioria dos respondentes não conseguiu expressar por escrito uma conceituação mais completa, mas observou-se na maior parte das respostas emitidas a percepção de seus aspectos fundamentais. Verificou-se uma considerável progressão na qualidade das definições dos Direitos Humanos, constatando-se nos comentários escritos a observação da universalidade, sua essencialidade para o bom convivo social, a relação com as lutas dos grupos sociais menos favorecidos e que são integrados pelos direitos civis, políticos e sociais. O trabalho com sequências didáticas demonstra a necessidade e a importância do planejamento para o professor da educação básica, pois consiste numa estratégia de ensino que exige considerável tempo de pesquisa e organização do docente para a implementação satisfatória de práticas que impliquem na afirmação do papel de pesquisador. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 876 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; História; Direitos Humanos; trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRADA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons