ENSINO POR MEIO DA MÚSICA EM CIÊNCIAS HUMANAS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCEPAE – CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Jean Marcos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-21T13:06:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-21T13:06:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherENSINO POR MEIO DA MÚSICA EM CIÊNCIAS HUMANAS: UMA PRÁTICA POSSÍVELpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553203-
Resumo: dc.description.abstractVisando contribuir com o ensino de Geografia e de áreas afins das ciências humanas no contexto de classe hospitalar em Goiás e também das classes regulares de ensino, propomos este Guia como uma possibilidade de recurso didático para os professores do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) e para todos os professores que se interessarem em trabalhar com seus educandos, diferentes conteúdos, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio, utilizando as outras linguagens de ensino como, por exemplo, a música. Este Guia permitirá que o professor trabalhe de forma criativa, crítica e de modo interdisciplinar boa parte dos conteúdos propostos, por meio das sugestões de músicas contidas nele, onde se apresentará o título, o intérprete, o compositor e a letra da música, bem como, por meio das respectivas reflexões ambientais, políticas, sociais e econômicas que este possibilitará, na sessão Pensar e Responder, o que permitirá um planejamento interdisciplinar por parte do professor. Na sessão Pensar e Criar, o Guia, ainda incentivará com que o professor de classe hospitalar e seu respectivo educando, crie sua própria composição, (estrofes, paródias, rimas, músicas, poemas, vídeos, fotografias, desenhos, charges, entre outros) relacionados com o conteúdo estudado e suas respectivas reflexões e a realidade da qual estão inseridos, favorecendo assim, a imaginação e o processo criativo.Esperamos que este Guia contribua de maneira satisfatória com os professores do NAEH e também com todos aqueles que se interessam pelo uso das outras linguagens de ensino ao trabalharem os conteúdos das ciências humanas de modo interdisciplinar. E que este instrumento sirva como mais um recurso pedagógico capaz de envolver e aguçar os vários sentidos e os variados aspectos cognitivos do educando, por meio da música.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent792 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Música; Ciências Humanaspt_BR
Título: dc.titleENSINO POR MEIO DA MÚSICA EM CIÊNCIAS HUMANAS: UMA PRÁTICA POSSÍVELpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEEBpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografia e Áreas Afinspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons