Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CEPAE – CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jean Marcos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-21T13:06:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-21T13:06:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO POR MEIO DA MÚSICA EM CIÊNCIAS HUMANAS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553203 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Visando contribuir com o ensino de Geografia e de áreas afins das ciências humanas no contexto de classe hospitalar em Goiás e também das classes regulares de ensino, propomos este Guia como uma possibilidade de recurso didático para os professores do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) e para todos os professores que se interessarem em trabalhar com seus educandos, diferentes conteúdos, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio, utilizando as outras linguagens de ensino como, por exemplo, a música. Este Guia permitirá que o professor trabalhe de forma criativa, crítica e de modo interdisciplinar boa parte dos conteúdos propostos, por meio das sugestões de músicas contidas nele, onde se apresentará o título, o intérprete, o compositor e a letra da música, bem como, por meio das respectivas reflexões ambientais, políticas, sociais e econômicas que este possibilitará, na sessão Pensar e Responder, o que permitirá um planejamento interdisciplinar por parte do professor. Na sessão Pensar e Criar, o Guia, ainda incentivará com que o professor de classe hospitalar e seu respectivo educando, crie sua própria composição, (estrofes, paródias, rimas, músicas, poemas, vídeos, fotografias, desenhos, charges, entre outros) relacionados com o conteúdo estudado e suas respectivas reflexões e a realidade da qual estão inseridos, favorecendo assim, a imaginação e o processo criativo.Esperamos que este Guia contribua de maneira satisfatória com os professores do NAEH e também com todos aqueles que se interessam pelo uso das outras linguagens de ensino ao trabalharem os conteúdos das ciências humanas de modo interdisciplinar. E que este instrumento sirva como mais um recurso pedagógico capaz de envolver e aguçar os vários sentidos e os variados aspectos cognitivos do educando, por meio da música. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 792 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino; Música; Ciências Humanas | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO POR MEIO DA MÚSICA EM CIÊNCIAS HUMANAS: UMA PRÁTICA POSSÍVEL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA - PPGEEB | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia e Áreas Afins | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons