MEMÓRIA E TESSITURA DA NARRATIVA: UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE LEITURA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorILSE LEONE BORGS CHAVES DE OLIVEIRA, ANDRÉA FERREIRA DELGADO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-26T18:02:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-26T18:02:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/119/4702-
identificador: dc.identifier.otherMEMÓRIA E TESSITURA DA NARRATIVA: UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE LEITURApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553171-
Resumo: dc.description.abstractA leitura do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego, integra um conjunto de experiências pedagógicas interdisciplinares que relaciona práticas de leitura e o estudo de conteúdos históricos. Por meio de atividades que estimulam a compreensão da construção do texto literário, objetiva-se investigar as conexões entre os mecanismos da memória e a criação literária, considerando as especifi cidades desse gênero discursivo. Esse trabalho, desenvolvido na 7ª série do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG), entrelaçou a abordagem da escravidão e a leitura do livro Doidinho, do mesmo autor, realizada no ano anterior. A partir do conceito de “permanência” das relações sociais geradas na sociedade escravista, adaptou-se um texto de sociologia rural e elaboraram- se atividades que auxiliaram os alunos a perceber as múltiplas relações de trabalho no engenho Santa Rosa, analisando-as enquanto práticas construídas pela dependência e pela troca de favores. Para delinear as estratégias de produção discursiva da memória, realizou-se a transposição didática da crítica literária que enfoca a obra de José Lins do Rego. Elegeramse os seguintes eixos para investigar essa escrita da memória: a voz narrativa que combina memória e fi cção para a composição da trama; a construção da infância e o jogo temporal na tessitura da narrativa. As atividades propostas constituem estratégias pedagógicas de análise do discurso literário, promovendo múltiplas experiências de leitura que contemplam desde a subjetividade da leitura individual, à discussão coletiva dos signifi cados e sentidos do texto até a produção escrita que confi gura exercícios de interpretação da obra literária.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiterturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemóriapt_BR
Título: dc.titleMEMÓRIA E TESSITURA DA NARRATIVA: UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE LEITURApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePORTUGUÊSpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons