ESCALÍMETRO: Um site de aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFortes, Mariana. S. Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Antonio Vanderlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-19T12:32:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-19T12:32:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://l.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fmarianaferreira.atwebpages.com%2Findex.html%3Ffbclid%3DIwAR0ZDdNxIg_uFc3NWJYqiSIs8xZmOEp92Dt9pGXZcY6fo6bMvKDdMcTPxOE&h=AT0_WAuWBKeXg2gLNLFwSjS54D-KqoOA4nwAUcpxd7uudKN5WBv1h4LInljo-Oe2BqdlTH-vOkli0s6PiBqK_CamYxb3Rfjp4ouY9EBKCL8kW9x4M188LXND-k6b9TDksg-
identificador: dc.identifier.otherproduto marina escalímetropt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553129-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho elabora um protótipo de site que sirva de apoio ao ensino do desenho técnico arquitetônico para os cursos de arquitetura e engenharia civil, desenvolvido com base nos princípios da aprendizagem significativa e com conteúdo disponibilizado em diversos formatos. O desenho técnico arquitetônico compreende a principal linguagem de projeto utilizada por arquitetos e engenheiros para transmitirem suas ideias entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do projeto de uma edificação; através do desenho normatizado são representados ambientes, dimensões, materialidade e forma, permitindo a concretização exata de um objeto imaginado. O ensino do desenho técnico arquitetônico é de suma importância na formação de arquitetos e engenheiros e as disciplinas que compõem esta matéria situam-se nos primeiros semestres de ambos os cursos, uma vez que servem de base para diversas disciplinas subsequentes; nas últimas décadas, observamos uma diminuição na carga horária desta matéria, o que acarreta em uma diminuição na qualidade da representação dos objetos arquitetônicos. A pesquisa desenvolve-se como pesquisa-ação e parte da identificação da dificuldade de representação e interpretação dos desenhos, a partir da qual são estudadas as causas da mesma. Propõe-se o site como ferramenta de ensino, podendo servir de apoio aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. Disponibiliza-se o site aos alunos para que os mesmos possam avaliar a sua relevância e conteúdo de forma a contribuir com o aprimoramento da ferramenta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,42Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa, Ensino de engenharia, Desenho técnicopt_BR
Título: dc.titleESCALÍMETRO: Um site de aprendizagem significativapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typesoftwarept_BR
Curso: dc.subject.courseMestra de Ensino Cientifico e Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de novas tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Animação


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons