Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, EDVANIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, BERNARDINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-17T10:33:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-17T10:33:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trajetórias de José e Maria: (des)caminhos da Escola. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553103 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O vídeo trata-se de um produto, da tipologia Mídias Educacionais, associado à Pesquisa de Dissertação intitulada “A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no IFPE: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho”, para fins de consolidação do trabalho final de curso, ligado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Edvania Kehrle, sob a orientação da Professora Doutora Bernardina Araújo. O vídeo busca explicitar a trajetória de vida dos estudantes quilombolas do Castainho, evidenciando o contexto histórico e cultural em que estão inseridos, as dificuldades e movimentos de resistência em torno da garantia do direito constitucional à educação. A ideia é que o curta ajude a aproximar e contextualizar os interessados na realidade vivida pelos estudantes do Castainho, a partir das histórias de vida de dois personagens da vida real, seu José Carlos e dona Maria José. Seu José Carlos é líder da sua Comunidade, dona Maria José, sobrinha dele, frequentou a escola do Castainho e hoje é professora dessa mesma escola. No roteiro do vídeo, as histórias desses dois personagens demonstram as dificuldades de estudar no Castainho, as mudanças da época em que foram estudantes para os tempos atuais, além da importância do estudo e da escola para a comunidade. As falas dos dois costuram o pano de fundo, que são as imagens e falas coletadas da comunidade e dos estudantes de hoje, alunos do 9º ano da Escola do Castainho. Além do vídeo, foi desenvolvido outro produto (principal), um encarte educacional, chamado de "Interação Temática". A interação trata-se de uma atividade de extensão, entendida como ciclos de rodas de diálogos e visitas da comunidade quilombola ao IFPE. A proposta pode ser entendida também pelas instituições como “busca ativa”. O encarte da interação temática pode ser acessado por meio do link: https://drive.google.com/open?id=1MLQ... De modo geral, os produtos buscam contribuir no entendimento da necessidade de aproximação, sugerindo uma forma de fazê-la, entre as instituições federais de ensino, aplicadoras da lei de cotas nº 12.711/12, e a população alvo da política afirmativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23:09 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão de Quilombolas à Educação Profissional. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Castainho. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 12.711/2012. | pt_BR |
Título: dc.title | Trajetórias de José e Maria: (des)caminhos da Escola. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Vídeos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons