Arquivo: Trajetórias de José e Maria - (des)caminhos da Escola (corrigido) V2.mp4

Trajetórias de José e Maria: (des)caminhos da Escola.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, EDVANIA-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, BERNARDINA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-17T10:33:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-17T10:33:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-
identificador: dc.identifier.otherTrajetórias de José e Maria: (des)caminhos da Escola.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553103-
Resumo: dc.description.abstractO vídeo trata-se de um produto, da tipologia Mídias Educacionais, associado à Pesquisa de Dissertação intitulada “A implementação da ação afirmativa de cotas étnico-raciais no IFPE: um olhar sobre a Comunidade Quilombola do Castainho”, para fins de consolidação do trabalho final de curso, ligado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O trabalho foi desenvolvido pela pesquisadora Edvania Kehrle, sob a orientação da Professora Doutora Bernardina Araújo. O vídeo busca explicitar a trajetória de vida dos estudantes quilombolas do Castainho, evidenciando o contexto histórico e cultural em que estão inseridos, as dificuldades e movimentos de resistência em torno da garantia do direito constitucional à educação. A ideia é que o curta ajude a aproximar e contextualizar os interessados na realidade vivida pelos estudantes do Castainho, a partir das histórias de vida de dois personagens da vida real, seu José Carlos e dona Maria José. Seu José Carlos é líder da sua Comunidade, dona Maria José, sobrinha dele, frequentou a escola do Castainho e hoje é professora dessa mesma escola. No roteiro do vídeo, as histórias desses dois personagens demonstram as dificuldades de estudar no Castainho, as mudanças da época em que foram estudantes para os tempos atuais, além da importância do estudo e da escola para a comunidade. As falas dos dois costuram o pano de fundo, que são as imagens e falas coletadas da comunidade e dos estudantes de hoje, alunos do 9º ano da Escola do Castainho. Além do vídeo, foi desenvolvido outro produto (principal), um encarte educacional, chamado de "Interação Temática". A interação trata-se de uma atividade de extensão, entendida como ciclos de rodas de diálogos e visitas da comunidade quilombola ao IFPE. A proposta pode ser entendida também pelas instituições como “busca ativa”. O encarte da interação temática pode ser acessado por meio do link: https://drive.google.com/open?id=1MLQ... De modo geral, os produtos buscam contribuir no entendimento da necessidade de aproximação, sugerindo uma forma de fazê-la, entre as instituições federais de ensino, aplicadoras da lei de cotas nº 12.711/12, e a população alvo da política afirmativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent23:09pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAção Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão de Quilombolas à Educação Profissional.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCastainho.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInstituto Federal.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei nº 12.711/2012.pt_BR
Título: dc.titleTrajetórias de José e Maria: (des)caminhos da Escola.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineInterdisciplinarpt_BR
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