ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ETNOMATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, Rodrigo Bozi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-17T13:58:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-17T13:58:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-07-
identificador: dc.identifier.otherATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553084-
Resumo: dc.description.abstractAvaliações nacionais referentes ao ensino aprendizagem da Matemática têm indicado que os estudantes brasileiros possuem, de modo geral, um baixo rendimento escolar nessa disciplina. Um dos motivos discutidos para justificar esse desempenho é a característica abstrata de como esse conhecimento é trabalhado em sala de aula, uma vez que essas avalições indicam, de modo geral, que o ensino dessa disciplina se caracteriza por um conhecimento teórico sem relação com o cotidiano do estudante. Com o intuito de contribuir com essas discussões o presente estudo traz uma proposta metodológica de atividades de ensino de matemática para o curso Integrado em Edificações do Instituto Federal de Sergipe desenvolvidas a partir da Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica com o objetivo de trazer para as aulas de matemática conhecimentos do cotidiano dos discentes importantes para a formação de indivíduos críticos, participativos e corresponsáveis com o ambiente. As referidas atividades foram aplicadas na disciplina de Matemática II, do Curso Integrado em Edificações, do campus de Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe, no ano de 2016. Os dados coletados foram interpretados, seguindo os conceitos de Análise do Discurso. Em termos teóricos, foi verificado que a Etnomatemática e a Educação Ambiental Crítica apresentam uma forte influência da proposta pedagógica de Paulo Freire e assim, possuem elementos comuns, bem como características complementares que favorecem o trabalho em conjunto, uma vez que uma complementa a outra: a Etnomatemática abre um espaço pedagógico para que a Educação Ambiental Crítica se desenvolva, enquanto que a segunda amplia a investigação da primeira, trazendo a preocupação com relação ao ambiente de produção, e às condições sociais e políticas em que o conhecimento é produzido. Através dos dados empíricos obtidos concluiu-se que o conjunto dessas duas linhas de pesquisa, trabalhadas a partir de uma prática pedagógica problematizadora, baseada no diálogo com os estudantes, possibilitou um ensino voltado ao desenvolvimento da consciência ambiental crítica sobre a realidade de cada um deles; com entendimento mais complexo da importância e do significado da Matemática; motivação para participar e assistir às aulas de Matemática; interesse em continuar pesquisando mais informações sobre os problemas abordados nas aulas; aumento da autoestima relacionada à capacidade e ao conhecimento que possuem; desenvolvimento do pensamento crítico para entender os problemas de seu cotidiano; responsabilidade e desenvolvimento da autonomia enquanto cidadãos ativos da sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1113 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA ETNOMATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médio Integrado em Edificaçõespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons