Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BEZERRA, EDVANIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, BERNARDINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-16T18:56:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-16T18:56:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | INTERAÇÃO TEMÁTICA: Uma experiência extensionista de aproximação do IFPE à Comunidade Quilombola do Castainho. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553067 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional desenvolvido foi chamado de "Interação Temática" e trata-se de uma atividade de extensão, entendida como ciclos de rodas de diálogos e visitas da comunidade quilombola ao IFPE. O objetivo desse produto é ser uma possibilidade de caminho de interação que provoque a aproximação dos Institutos Federais (IFs) às populações quilombolas, de forma que os estudantes dessas comunidades possam vislumbrar a instituição como um espaço acolhedor à diversidade e de oferta de oportunidades para inserção educacional, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica. Da experiência realizada, é importante ressaltar que dos 11 estudantes, 7 se inscreveram no vestibular do IFPE, desses, 6 fizeram a prova. Três estudantes passaram e já estão matriculados (2 meninos e 1 menina), os outros 3 foram classificados no remanejamento, porém perderam o prazo para efetuar a matrícula. Considerando a proximidade dos processos históricos que vivenciaram as populações quilombolas e indígenas no Brasil, acreditamos que essa experiência possa também ser desenvolvida nos mesmos moldes em comunidades indígenas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ação Afirmativa de Cotas Étnicos-raciais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão de Quilombolas à Educação Profissional. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Castainho. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei nº 12.711/2012. | pt_BR |
Título: dc.title | INTERAÇÃO TEMÁTICA: Uma experiência extensionista de aproximação do IFPE à Comunidade Quilombola do Castainho. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ENCARTE_INTERAÇÃO_TEMÁTICA.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553067/2/ENCARTE_INTERAÇÃO_TEMÁTICA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons