Jogo do ecocidadão: proposta de intervenção pedagógica para Educação Ambiental Crítica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Adriano-
Autor(es): dc.contributor.authorDonizetti, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-16T11:51:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-16T11:51:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherJogo do ecocidadão: proposta de intervenção pedagógica para Educação Ambiental Críticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553063-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho investigou a relação entre os temas cidadania emancipatória e educação ambiental. Com isso questionamos: é possível que a formação para cidadania seja emancipatória, e não apenas reprodutora da cultura da sociedade capitalista? Como a conscientização a partir da educação ambiental pode auxiliar a formação de cidadãos emancipados? Com esses questionamentos objetivamos desenvolver um trabalho com alunos de uma escola da rede pública municipal da cidade de Vitória, ES, Escola Edna de Mattos Siqueira Gáudio, propondo atividades realizadas em ambientes extraescolares da cidade para subsidiar um processo educativo dialético a partir da Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani. Essa teoria pedagógica foi a base metodológica para as ações de prática de ensino executada. Portanto, esse foi um dos referenciais teóricos empregados nesta investigação de mestrado profissional, que utilizou da metodologia de pesquisa qualitativa, do tipo Intervenção pedagógica, com algumas ações colaborativas. Também foram essenciais como referenciais: Loureiro no que se refere à educação ambiental e cidadania; Foster para aprofundar a contribuição do marxismo para ecologia; Dussel para pensar o contexto latinoamericano de embates sociais e ambientais; Gadotti, sobre a relação entre cidade, escola e cidadania; Tonet, sobre educação e emancipação. Baseamo-nos ainda, na tradição da psicologia histórico-cultural de Vigostki, que fundamenta a utilização do jogo pedagógico no processo de aprendizado. A intervenção dinamizou a relação pedagógica com a cidade na perspectiva da educação ambiental crítica, possibilitando que aos estudantes a oportunidade de explicitação de seu aprendizado sobre a influência do capitalismo na crise ambiental vivida na atualidade. Por fim, elaboramos um jogo pedagógico como produto final que auxiliou os trabalhos educativos da escola parceira da pesquisa, como também de futuras propostas de ensino que versem sobre a temática da cidadania e educação ambiental.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,63 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCidadaniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Título: dc.titleJogo do ecocidadão: proposta de intervenção pedagógica para Educação Ambiental Críticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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