Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-16T12:27:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-16T12:27:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
identificador: dc.identifier.other | Descobrindo sambaquis: um passeio à história pré-colonial capixaba | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553047 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo, formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado por todos os bens de natureza material ou imaterial que se refiram à memória e identidade de determinado grupo social, tombados ou não. A presente pesquisa, uma intervenção pedagógica, foi desenvolvida na EMEIEF “Bery Barreto de Araújo”, no distrito de Jaqueira, município de Presidente Kennedy – ES, cujo entorno há presença de sambaquis. Os sambaquis integram o patrimônio cultural, contudo, devido ao desconhecimento do que sejam e de sua importância como chave de leitura da ocupação do litoral, tais sítios arqueológicos tem sido destruídos ao longo do tempo. Por intermédio do projeto de extensão “Introdução a História Pré-Colonial Brasileira” desenvolvido na escola, o objetivo geral da intervenção foi estudar e destacar a importância dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui e, por meio da abordagem da Educação Patrimonial, fomentar a valorização e a preservação de tais monumentos, pois configuram-se em elemento pertencente ao patrimônio cultural local.Teoricamente essa pesquisa se sustenta no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos pressupostos para uma educação libertadora, proposta por Paulo Freire, e no conceito de mediação simbólica vygotskyana. A pesquisa teve como sujeitos 31 professores que integram o corpo docente da escola.Os dados foram produzidos por intermédio de questionários, observação sistemática e registro em diário de campo nos três dias presenciais em que se desenvolveu o projeto de extensão. Os professores participantes contribuíram para a elaboração de uma sequência didática com abordagem dos sambaquis sob a perspectiva da Educação Patrimonial, em uma prática pedagógica interdisciplinar para ser desenvolvida com alunos do 6º do Ensino Fundamental II.Entre os resultados obtidos, foi possível confirmar o laço afetivo existente entre os professores que moram no distrito com os sambaquis, e por meio dos indicadores selecionados para verificação da alfabetização científica, foi possível apontar avanços na construção do conhecimento científico sobre os sambaquis pelos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História pré-colonia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sambaqui | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueologia | pt_BR |
Título: dc.title | Descobrindo sambaquis: um passeio à história pré-colonial capixaba | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALVES_CAMPOS_DESCOBRINDO SAMBAQUIS....pdf | 39,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553047/2/ALVES_CAMPOS_DESCOBRINDO SAMBAQUIS....pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons