Descobrindo sambaquis: um passeio à história pré-colonial capixaba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Pedro-
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-16T12:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-16T12:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherDescobrindo sambaquis: um passeio à história pré-colonial capixabapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553047-
Resumo: dc.description.abstractA Educação Patrimonial pode ser compreendida como um processo educativo, formal ou não formal, cujo objeto é o patrimônio cultural, sendo este caracterizado por todos os bens de natureza material ou imaterial que se refiram à memória e identidade de determinado grupo social, tombados ou não. A presente pesquisa, uma intervenção pedagógica, foi desenvolvida na EMEIEF “Bery Barreto de Araújo”, no distrito de Jaqueira, município de Presidente Kennedy – ES, cujo entorno há presença de sambaquis. Os sambaquis integram o patrimônio cultural, contudo, devido ao desconhecimento do que sejam e de sua importância como chave de leitura da ocupação do litoral, tais sítios arqueológicos tem sido destruídos ao longo do tempo. Por intermédio do projeto de extensão “Introdução a História Pré-Colonial Brasileira” desenvolvido na escola, o objetivo geral da intervenção foi estudar e destacar a importância dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui e, por meio da abordagem da Educação Patrimonial, fomentar a valorização e a preservação de tais monumentos, pois configuram-se em elemento pertencente ao patrimônio cultural local.Teoricamente essa pesquisa se sustenta no paradigma da complexidade, de Edgar Morin, nos pressupostos para uma educação libertadora, proposta por Paulo Freire, e no conceito de mediação simbólica vygotskyana. A pesquisa teve como sujeitos 31 professores que integram o corpo docente da escola.Os dados foram produzidos por intermédio de questionários, observação sistemática e registro em diário de campo nos três dias presenciais em que se desenvolveu o projeto de extensão. Os professores participantes contribuíram para a elaboração de uma sequência didática com abordagem dos sambaquis sob a perspectiva da Educação Patrimonial, em uma prática pedagógica interdisciplinar para ser desenvolvida com alunos do 6º do Ensino Fundamental II.Entre os resultados obtidos, foi possível confirmar o laço afetivo existente entre os professores que moram no distrito com os sambaquis, e por meio dos indicadores selecionados para verificação da alfabetização científica, foi possível apontar avanços na construção do conhecimento científico sobre os sambaquis pelos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent39,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória pré-coloniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSambaquipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArqueologiapt_BR
Título: dc.titleDescobrindo sambaquis: um passeio à história pré-colonial capixabapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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