Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espirito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Izabella | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Donizetti, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-16T11:29:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-16T11:29:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Escola e comunidade: parceria viável e muito aprendizado | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553044 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: como a educação escolar, a partir da valorização da história e da cultura da comunidade local, pode promover uma educação cidadã e crítica com significado social? O objetivo era desencadear uma ação educativa que promovesse a identidade cultural dos moradores do bairro através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da escola. O corpo teórico constitui de formulações de Paulo Freire, Saviani, Le Goff, Brandão, Delgado, Bosi entre outros. Trata-se de uma pesquisa participante, do tipo colaborativa. A investigação valeu-se, além da observação participante, de fontes documentais, como fotos e relatos de moradores e bibliográficas. Desenvolveu-se a partir de uma ação pedagógica, onde participaram estudantes, educadores da escola, moradores do bairro e outras pessoas ligadas à comunidade. Os estudantes, que são netos e sobrinhos dos primeiros habitantes do Bairro Jesus de Nazareth, na cidade de Vitória-ES, local da pesquisa, realizaram uma leitura histórica dos espaços do bairro, a partir das memórias dos moradores. Constatou-se, ao final da investigação, que a ação pedagógica fortaleceu o diálogo entre a escola e a comunidade através da vertente das histórias locais. As histórias do bairro relatadas pelas pessoas do local, repletas de significados, fortaleceram a identidade da comunidade. Também, como resultado dos trabalhos, foi construído um produto educativo materializado em um site apresentando o Bairro Jesus de Nazareth a partir dos trabalhos realizados com os estudantes e com os moradores. Evidenciou-se que tais ações contribuíram na promoção de uma educação cidadã e crítica, com significado social, a partir de atividades de ensino que visavam fortalecer o senso de pertencimento ao local vivido dos sujeitos da pesquisa. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5,77 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola e comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bairro Jesus de Nazareth | - |
Título: dc.title | JESUS de NAZARETH, o bairro que oferece aos moradores e visitantes uma diversidade de vivências, e uma bela vista da cidade de VITÓRIA! | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SANTIAGO_SGARBI_EBOOCK.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553044/2/SANTIAGO_SGARBI_EBOOCK.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: