JESUS de NAZARETH, o bairro que oferece aos moradores e visitantes uma diversidade de vivências, e uma bela vista da cidade de VITÓRIA!

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espirito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Izabella-
Autor(es): dc.contributor.authorDonizetti, Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-16T11:29:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-16T11:29:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEscola e comunidade: parceria viável e muito aprendizado-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553044-
Resumo: dc.description.abstractO presente texto relata um projeto de pesquisa do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória (ES). Buscou-se responder à seguinte questão: como a educação escolar, a partir da valorização da história e da cultura da comunidade local, pode promover uma educação cidadã e crítica com significado social? O objetivo era desencadear uma ação educativa que promovesse a identidade cultural dos moradores do bairro através das atividades desenvolvidas na comunidade a partir da escola. O corpo teórico constitui de formulações de Paulo Freire, Saviani, Le Goff, Brandão, Delgado, Bosi entre outros. Trata-se de uma pesquisa participante, do tipo colaborativa. A investigação valeu-se, além da observação participante, de fontes documentais, como fotos e relatos de moradores e bibliográficas. Desenvolveu-se a partir de uma ação pedagógica, onde participaram estudantes, educadores da escola, moradores do bairro e outras pessoas ligadas à comunidade. Os estudantes, que são netos e sobrinhos dos primeiros habitantes do Bairro Jesus de Nazareth, na cidade de Vitória-ES, local da pesquisa, realizaram uma leitura histórica dos espaços do bairro, a partir das memórias dos moradores. Constatou-se, ao final da investigação, que a ação pedagógica fortaleceu o diálogo entre a escola e a comunidade através da vertente das histórias locais. As histórias do bairro relatadas pelas pessoas do local, repletas de significados, fortaleceram a identidade da comunidade. Também, como resultado dos trabalhos, foi construído um produto educativo materializado em um site apresentando o Bairro Jesus de Nazareth a partir dos trabalhos realizados com os estudantes e com os moradores. Evidenciou-se que tais ações contribuíram na promoção de uma educação cidadã e crítica, com significado social, a partir de atividades de ensino que visavam fortalecer o senso de pertencimento ao local vivido dos sujeitos da pesquisa.-
Tamanho: dc.format.extent5,77 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEscola e comunidade-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria local-
Palavras-chave: dc.subjectBairro Jesus de Nazareth-
Título: dc.titleJESUS de NAZARETH, o bairro que oferece aos moradores e visitantes uma diversidade de vivências, e uma bela vista da cidade de VITÓRIA!-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
Aparece nas coleções:Ensino