Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCHRISTO, Marcos Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Pollyana dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-09-13T12:56:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-09-13T12:56:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação PROFEPT Marcos Luis Christopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553007-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado final da pesquisa “Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Visa estabelecer uma compreensão sobre como o ensino de Arte, na perspectiva da cultura visual, possibilita a interlocução entre a escola e o mundo do trabalho em um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo. A questão problema que orientou a investigação foi: numa perspectiva educativa da cultura visual, como o ensino de Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica pode contribuir para uma prática de formação integral que possibilite ao estudante estabelecer pontes entre educação e trabalho? O locus de investigação foi o campus Linhares do Ifes e os sujeitos da pesquisa estudantes de uma turma da primeira série do turno vespertino do curso técnico do ano letivo de 2019, técnicos em assuntos educacionais e professores de Arte, de diferentes campus e atuantes no Ensino Médio Integrado. A investigação teve como principais referenciais teóricos: Vygotsky (2000) e Vygotsky; Luria; Leontiev (2010); Dayrell (1996); Saviani (1983; 2000); Barbosa (1991; 1995) e Hernández (1998; 2000). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa. As etapas do trabalho empírico envolveram: análise documental, observação de campo, aplicação de questionário e realização de grupo focal. A partir de análise de dados à luz do referencial teórico, elaborou-se o produto educacional “Cultura Visual e Mundo do Trabalho: material educativo para professores de Arte do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de material de formação e apoio docente que apresenta estratégias didáticas voltadas ao público da primeira série do Ensino Médio Integrado. A investigação constatou que o ensino de Arte, na abordagem da cultura visual, contribui para a formação integral dos estudantes ampliando as relações entre artes visuais e mundo do trabalho por meio de análise, pesquisa, síntese e construção de representação visual, promovendo a compreensão de imagens e a expressão artística, significativas e críticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6974 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Artept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFEPTpt_BR
Título: dc.titleArte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de pesquisa orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons