Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CHRISTO, Marcos Luis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Pollyana dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-13T12:56:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-13T12:56:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação PROFEPT Marcos Luis Christo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553007 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado final da pesquisa “Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Visa estabelecer uma compreensão sobre como o ensino de Arte, na perspectiva da cultura visual, possibilita a interlocução entre a escola e o mundo do trabalho em um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo. A questão problema que orientou a investigação foi: numa perspectiva educativa da cultura visual, como o ensino de Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica pode contribuir para uma prática de formação integral que possibilite ao estudante estabelecer pontes entre educação e trabalho? O locus de investigação foi o campus Linhares do Ifes e os sujeitos da pesquisa estudantes de uma turma da primeira série do turno vespertino do curso técnico do ano letivo de 2019, técnicos em assuntos educacionais e professores de Arte, de diferentes campus e atuantes no Ensino Médio Integrado. A investigação teve como principais referenciais teóricos: Vygotsky (2000) e Vygotsky; Luria; Leontiev (2010); Dayrell (1996); Saviani (1983; 2000); Barbosa (1991; 1995) e Hernández (1998; 2000). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa. As etapas do trabalho empírico envolveram: análise documental, observação de campo, aplicação de questionário e realização de grupo focal. A partir de análise de dados à luz do referencial teórico, elaborou-se o produto educacional “Cultura Visual e Mundo do Trabalho: material educativo para professores de Arte do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de material de formação e apoio docente que apresenta estratégias didáticas voltadas ao público da primeira série do Ensino Médio Integrado. A investigação constatou que o ensino de Arte, na abordagem da cultura visual, contribui para a formação integral dos estudantes ampliando as relações entre artes visuais e mundo do trabalho por meio de análise, pesquisa, síntese e construção de representação visual, promovendo a compreensão de imagens e a expressão artística, significativas e críticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6974 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de pesquisa orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação PROFEPT Marcos Luis Christo.pdf | 6,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/553007/2/Dissertação PROFEPT Marcos Luis Christo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons