Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MARC, Alice | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANÇA, Maria Cristina (Orientadora) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-09-12T19:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-09-12T19:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.ufrgs.br/congressocont/index.php/IVcongressocont/IVCongCont/paper/view/190/115 | - |
identificador: dc.identifier.other | 190-663-1-PB | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/553004 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é evidenciar uma relação histórica da Escola de Comércio de Porto Alegre com o atual curso superior de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com a Educação Profissional do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Além disso, o artigo apoia-se no estudo biográfico de Francisco Rodolfo Simch. A Escola de Comércio de Porto Alegre foi fundada em 26 de novembro de 1909, pelos professores Manoel André da Rocha, Leonardo Macedônia Franco e Souza e Francisco Rodolfo Simch, redator do projeto da instituição. Ofertava os cursos Geral e Superior, relacionando-se este último com a UFRGS e o primeiro com o IFRS. Trata-se, portanto, de um marco para a Contabilidade e para a Educação Profissional e Tecnológica. Este artigo utiliza a metodologia de pesquisa qualitativa, buscando fontes bibliográficas e documentais, bem como as entrevistas não-diretivas de descendentes de Francisco Rodolfo Simch. Nesta relação de diálogo entre familiares de Simch em torno de memórias e narrativas, o referencial teórico baseou-se nos conceitos de “história oral como arte de escuta”, com as relações dialógicas dela decorrentes (diálogo, memória, público/privado, História/histórias e oralidade da fonte/escrita), com ênfase na “troca dialógica”, de Alessandro Portelli. A pesquisa confirmou a trajetória institucional posterior à criação da Escola de Comércio de Porto Alegre e enfatizou que os 110 anos decorridos desde então dizem respeito, consequentemente, tanto à UFRGS quanto ao IFRS. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 738KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Francisco Rodolfo Simch | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de Comércio de Porto Alegre | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | História oral | - |
Título: dc.title | A Escola de Comércio de Porto Alegre de 26 de novembro de 1909: memória do Campus Porto Alegre do IFRS e da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS a partir da trajetória social de Francisco Rodolfo Simch. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons